Distrito 4470

O que é Rotary

Muitas pessoas se deparam nas entradas das cidades com um monumento com uma engrenagem amarela escrita a palavra Rotary. Outros compram convites de festas e eventos e lá está novamente a tal engrenagem amarela. Outro ainda ouviram falar que se trata de um clube para “ricos” que se reúnem para jantar!

Mas, afinal o que é Rotary?

O Rotary International é uma associação mundial de mais de 34 mil Rotary Clubs espalhados em cerca de 200 países e regiões geográficas. Os associados de tais clubes são chamados rotarianos e integram uma rede global de cerca de 1,2 milhão de líderes profissionais e empresariais, que relacionam-se entre si e dedicam tempo e conhecimento a serviço de suas comunidades e do mundo.

Não é preciso ser “rico” para ser rotariano. É preciso ser uma pessoa líder em sua área de atuação e acima de tudo, ser uma pessoa comprometida em ajudar a melhorar a sua comunidade e o mundo. O Rotary não é elitista e é democrático em seus quadros sociais. Mas, o rotariano tem alguns compromissos financeiros, como a mensalidade do clube, que custeia sua parte administrativa. Espera-se que o rotariano tenha estabilidade financeira, é preciso estar bem antes de poder ajudar ao próximo.

Cada clube de Rotary tem um presidente, conselho diretor e presidentes de comissões, todos com mandatos de um ano. Nenhuma função no clube é remunerada. O Rotary não tem qualquer vínculo com nenhuma religião ou partidos políticos. Desta forma o ambiente é neutro e são bem-vindos associados de qualquer religião ou orientação política. Também não há restrição de gênero – homens e mulheres podem ser igualmente atuantes em Rotary.

As reuniões semanais têm a duração de aproximadamente uma hora. Nestas reuniões, os rotarianos fortalecem os vínculos de amizade através do relacionamento entre os associados. É comum ter uma refeição (café da manhã, almoço ou janta – dependendo do horário da reunião). Geralmente há uma palestra sobre assuntos de interesse do grupo. O presidente apresenta informações sobre os trabalhos do clube e oportunidades para servir à comunidade junto com o grupo. O ambiente é descontraído e centrado na amizade e no companheirismo.

Para fazer parte de um clube de Rotary procure um rotariano e informe-se sobre dia e horário de sua reunião. Comece a frequentar e ajudar nos trabalhos sociais do clube e com certeza você logo será convido a ser um sócio.

Se você já recebeu o convite para participar de uma reunião, parabéns, você foi considerado uma pessoa de caráter ilibado, um excelente profissional e uma pessoa digna de ser chamado de rotariano. Aproveite essa oportunidade. Conheça o Rotary.

Quem somos:

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras em suas cidades e pelo mundo. Para resolver problemas reais, é preciso compromisso e visão. Com dedicação, energia e inteligência, nossos associados vêm ajudando a humanidade há mais de 113 anos. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, estamos sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor.

Nosso lema:

DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI

Os princípios que seguimos há mais de 113 anos servem de base para nossos valores: serviços humanitários, companheirismo, diversidade, integridade e liderança.

O que fazemos:

Como acreditamos que os problemas mais persistentes do mundo são nossa responsabilidade, os mais de 35.000 Rotary Clubs trabalham para:

• Promover a paz

• Combater doenças

• Fornecer água limpa e saneamento

• Cuidar da saúde de mães e filhos

• Apoiar a educação

• Favorecer o desenvolvimento econômico

O Distrito 4470

O Rotary é formado pelos Rotary Clubs e a Fundação Rotária. Juntos, conseguem fazer a diferença em comunidades do mundo inteiro. Nossos clubes, a essência do Rotary, são formados por pessoas engajadas e dedicadas a ajudar o próximo. Durante os eventos e reuniões do clube, os associados trocam ideias, verificam e solucionam problemas, fazem planos, ouvem o que a comunidade tem a dizer e fortalecem seus vínculos de amizade.

O Distrito 4470 engloba maioria das cidades do estado de Mato Grosso do Sul, mais a cidade de Pedro Juan Caballero no Paraguai e parte do estado de São Paulo (Avanhandava à Castilho). No Distrito 4470 temos atualmente 76 clubes de Rotary, com aproximadamente 1750 associados.

O Governador:

O governador é o administrador do Rotary International no Distrito, atuando sob o controle geral e a supervisão do Conselho Diretor. O Governador é responsável pela divulgação do Objetivo do Rotary ao liderar e supervisionar os clubes do Distrito. Deve, além disso, trabalhar com líderes distritais e de clube para incentivar a participação distrital no plano de liderança estabelecido pelo Conselho Diretor, motivar e inspirar os clubes, assegurar continuidade trabalhando com líderes distritais atuais, anteriores e entrantes, e motivar os clubes a ser eficazes.

Além disso, o governador é pessoalmente responsável por organizar novos clubes, fortalecer os clubes existentes, promover crescimento por intermédio de colaboração com líderes distritais e presidentes de clube no estabelecimento de metas realistas quanto ao quadro associativo de cada clube do Distrito, apoiar a Fundação Rotária no que diz respeito à participação nos programas da entidade e contribuições financeiras, promover relações cordiais entre os clubes e entre estes e o RI, planejar e presidir a Conferência Distrital e auxiliar o governador eleito no planejamento e na organização do Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos e da Assembleia Distrital de Treinamento, marcar reuniões oficiais individuais ou interclubes durante o decorrer do ano em época que mais destaque a presença do governador com a finalidade de discutir assuntos rotários importantes, dar atenção especial a clubes fracos ou enfrentando dificuldades, incentivar os rotarianos a participar de atividades de prestação de serviços, garantir que os Estatutos e o Regimento Interno dos clubes obedeçam aos documentos estatutários, especialmente após Conselhos de Legislação, reconhecer pessoalmente contribuições extraordinárias de rotarianos do Distrito, publicar e enviar a carta mensal a todos os presidentes e secretários dos clubes de seu Distrito, transmitir diligentemente as informações ao RI, à medida que estas forem solicitadas pelo presidente ou pelo Conselho Diretor, fornecer ao seu sucessor, o mais rápido possível após sua eleição, antes da Assembleia Internacional, todas as informações acerca das condições dos clubes do Distrito, recomendando o que deve ser feito para fortalecê-los, assegurar que as indicações e eleições distritais sejam conduzidas conforme a política do RI e os dispositivos dos Estatutos e do Regimento Interno, informar-se regularmente sobre as atividades distritais realizadas por grupos de rotarianos (como Intercâmbio Rotário da Amizade, Comissões Interclubes, Rede Global de Grupos de Rotarianos, etc), entregar os arquivos do Distrito ao seu sucessor e desempenhar outras funções inerentes às suas responsabilidades de administrador do RI no Distrito.

O que é Rotaract?  

Os clubes de Rotaract fazem parte do esforço global do Rotary International (RI) em prol da paz e compreensão mundial e, a partir de suas comunidades, possuem grande abrangência de ação. Rotaractianos (jovens de 18 a 30 anos) utilizam recursos disponibilizados pelo Rotary International e pela Fundação Rotária e se beneficiam do apoio administrativo providenciado pelo RI. Todo clube de Rotaract deve ser patrocinado por um clube de Rotary. Sendo assim, é um programa dentro de uma instituição maior, um braço de seu(s) Rotary(s) Club(s) Patrocinador(es). O Rotaract Club foi criado pelo Rotary International em 13 de março de 1968, em North Charlotte, Carolina do Norte, EUA. No Brasil, o primeiro Rotaract Club surgiu também em 1968, precisamente em 20 de novembro de 1968, quando foi fundado o Rotaract Club de Ribeirão Pires/SP - Distrito 461 (atual Distrito 4420). O nome Rotaract surgiu da expressão “Rotary in Action” (Rotary em Ação) e o seu lema é: “Companheirismo através do serviço”.

Objetivos:

O Rotaract procura:

  • Desenvolver qualidades de liderança e perícia profissional;
  • Difundir o respeito pelos direitos dos demais, com base no reconhecimento do valor de cada um;
  • Reconhecer, praticar e promover padrões de ética, capacidade de liderança e responsabilidade profissional;
  • Estudar e compreender as carências, os problemas e as oportunidades de servir à comunidade e ao mundo.

 

O que é Interact?

O Interact é um programa do Rotary que consiste de clubes de serviços humanitários para jovens de 12 a 18 anos. Embora sejam patrocinados por Rotary Clubs que os orientam e apoiam, os Interact Clubs são completamente autônomos. A composição do quadro associativo dos clubes varia bastante, podendo vir de uma ou mais escolas na mesma comunidade. Todos os anos, os Interact Clubs realizam pelo menos dois projetos, sendo um deles de cunho internacional. Através de tais iniciativas, os interactianos formam uma rede de amigos em clubes locais e do exterior, aprendendo a importância de:

  • Desenvolver qualidades de liderança e integridade pessoal;
  • Prestar auxílio e respeitar o próximo;
  • Entender o valor da responsabilidade individual e da dedicação ao trabalho;
  • Promover a compreensão e boa vontade mundiais.

O Interact é um dos programas mais bem-sucedidos do Rotary, com mais de 10.700 clubes em 109 países e áreas geográficas. Cerca de 200.000 jovens são interactianos!

Casas da Amizade:

Casas da Amizade, também conhecidas como Associações de Senhoras de Rotarianos surgiram do sentimentalismo do povo latino-americano e hoje se estendem por diversos países do mundo rotário. No Brasil, a associação de senhoras de rotarianos, sob qualquer denominação, é uma entidade civil, considerada de utilidade pública pela Lei nº 5.575, de 17 de dezembro de 1969, sancionada pelo Presidente Médici. Ocupa-se de promoções sociais e filantrópicas, e colabora voluntariamente com as realizações comunitárias empreendidas pelo respectivo Rotary Club. Tem o seu emblema, estatuto e regimento próprios, sem qualquer vínculo com Rotary, a não ser aquele decorrente do parentesco das sócias efetivas com membros do Rotary, isoladamente ou em conexão com o seu emblema, em bandeiras, flâmulas, crachás, cartazes, impressos e outros.

Toma posse como Coordenadora Distrital das Casas da Amizade a senhora Andréa Peron Vinholi.

Comentários