DOURADOS

Após mortes e pedidos por segurança, Sejusp nomeia conselheiros para aldeias

Conselhos têm missão de reduzir criminalidade na Reserva Indígena de Dourados - Crédito: Osvaldo Duarte/ Arquivo Dourados News Conselhos têm missão de reduzir criminalidade na Reserva Indígena de Dourados - Crédito: Osvaldo Duarte/ Arquivo Dourados News

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) instituiu nesta quarta-feira (17) os conselhos comunitários de segurança das aldeias Bororó e Jaguapiru, localizadas na Reserva Indígena de Dourados. Foram designados membros para o triênio 2019/2022, com a missão de reduzir os índices de criminalidade numa área de 3 mil hectares onde vivem mais de 15 mil pessoas.

No encontro, autoridades estaduais e do MPF (Ministério Público Federal) debateram alternativas para reduzir a taxa de homicídios nessa área indígena, segundo a Procuradoria da República quase 400% superior à média de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Resolução Sejusp/MS/nº 873 – de 11 de julho de 2019, publicada hoje no Diário Oficial do Estado, o Conselho Comunitário de Segurança da Aldeia Indígena Jaguapiru terá a delegada Paula Ribeiro dos Santos representante da Polícia Civil, o capitão Jouzemar Paulo Santos da Polícia Militar, e o 2º tenente Rafael Henrique Fernandes do Corpo de Bombeiros.

A Diretoria do Conselho terá Izael Morales de presidente, Zoroastro da Silva Almirão vice-presidente, Nilza Meireles Macedo 1ª Secretária, e Algemiro de Souza 2º Secretário. Além disso, são nomeados 16 membros efetivos do Conselho Comunitário.

Para o Conselho Comunitário de Segurança da Aldeia Indígena, foram designados os mesmos representantes da PM e do Corpo de Bombeiros, com o delegado Adilson Stiguivitis Lima vinculado à Polícia Civil.

A Diretoria do Conselho é presidida por Gaudêncio Benites, com Valdemar Ramires na vice-presidência, Ernesto Fernandes Orti de 1º secretário, e Cleucevir Mendes de 2º secretário. Outros 11 nomes foram designados para membros efetivos do conselho.

Comentários