SHOWTEC

Encontro com embaixadores asiáticos promete estreitar relações no agronegócio em MS

Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar

No próximo dia 14, o Governo do Estado recebe em Campo Grande embaixadores de países asiáticos visando estreitar as relações comerciais no agronegócio em Mato Grosso do Sul. 

Em entrevista ao Dourados News, na 24ª edição da Showtec em Maracaju, Jaime Verruck, responsável pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, o encontro vem em cooperação com as tratativas do Governo Federal em expandir mercados no continente. Hoje a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina (DEM), inicia agenda na Índia. 

“Existe um pleno alinhamento do Governo do Estado com o Governo Federal. O Mato Grosso do Sul representa muito a política agrícola promovida no cenário nacional. O que a ministra tem nos colocado são as oportunidades com outros países, como Indonésia. A rota bioceânica vai trazer outra realidade de escoamento e esse será o nosso argumento chave para novos mercados. Os embaixadores asiáticos querem conhecer o projeto e a expectativa é a melhor. Vamos buscar novos mercados”, conta. 

Verruck reconheceu a importância das feiras de tecnologia agropecuária, que incentiva o produtor a um alinhamento imediato para as projeções desafiadoras no setor produtivo. Para o secretário, Mato Grosso do Sul em breve será o ‘carro-chefe’ em exportações do Brasil. 

“O que dentro do governo nós pensamos é que é necessário transformar essa exportação de grãos em exportação de proteína animal. Esse é o grande foco de Mato Grosso do Sul. Queremos incentivar a suinocultura, avicultura, celulose, sempre agregando valor a esses produtos”, concluiu. 

O secretário de Governo Eduardo Riedel celebrou a realização da 24ª Showtec a partir desta quarta-feira (22). O evento trouxe para o produtor estratégias de ponta para potencializar e qualificar os resultados no campo. 

“O agronegócio vem crescendo no Estado, em vários indicadores: número de produtividade, diversificação, exportação. Todo ano temos batido recordes. E isso não acontece sem uma indução ao aumento da produtividade pela tecnologia e pelo conhecimento. O Showtec é a grande vitrine desse propósito aqui no Estado”, considerou. 

Comentários