DOURADOS

Equipe de Unidade Básica de Saúde faz parto de urgência em Dourados

A. Frota A. Frota

Ação rápida e profissional da equipe da Unidade Básica do Jardim Maracanã foi fundamental para o nascimento saudável de Guilherme da Silva Reis. O parto de urgência ocorreu no posto, nesta quarta-feira (10), quando a mãe, Adriana da Silva Reis, chegou ao local já com contrações e sem tempo hábil para ser encaminhada ao Hospital Universitário.

Adriana é moradora no Jardim Carisma. Ao sentir dores ela havia acionado um motorista de aplicativo para se deslocar até o HU. Durante o percurso, acompanhada do esposo Fernando Marcelino da Silva, notou que as contrações aumentavam e o motorista optou por encaminhá-la ao atendimento de saúde mais próximo, que foi a UBS Jardim Maracanã.

Quando a mulher chegou ao local, por volta das 9h30, já em avançado trabalho de parto, a equipe se mobilizou a atendê-la, priorizando a saúde da mãe e do filho. Pouco mais das 10h, Guilherme veio ao mundo.

“Médico e equipe de enfermagem notaram a necessidade de atendimento imediato e se uniram para o parto natural ocorrer com sucesso. Foi emocionante e uma agradável surpresa a todos, atender a um caso que não é da nossa alçada, no entanto, o zelo pela vida é maior e foi lindo ver que tudo ocorreu bem”, destacou Letícia Lopes dos Santos, coordenadora da UBS Jardim Maracanã.

Todo o processo foi acompanhado e realizado pelo médico Lucas Fagundes, enfermeiro Leandro Ikeda, enfermeira Karina Macário, auxiliar de enfermagem Karine Santos Marton e a também auxiliar de enfermagem Antônia Cláudia.

Após o nascimento, uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada e a mãe e o recém-nascido foram encaminhados ao Hospital Universitário para receberem os devidos atendimentos de saúde, na unidade especializada em maternidade.

 

Equipe da UBS do Maracanã atendeu paciente do Jardim Carisma em trabalho de parto e auxiliou Guilherme a vir ao mundo

 

Comentários