A organização dele e o dom para cozinha dela, juntos deram vida a um sonho: uma hamburgueria de sucesso, a Romeo Burguer. O começo lá em 2018 foi com uma “portinha” só para delivery de hambúrgueres na Vila Aurora e, agora Cassio Gabriel Simões Amaral, 29, e Isabela Tetila Faker Amaral, 26, administram duas lojas na cidade, sendo uma no centro e outra no Porto Madeiro.
Neste 5 de outubro, que marca o Dia do Empreendedor, o Dourados News mostra a história de empreendedores locais que encararam o desafio de fazer dar certo o próprio negócio.
Cassio trabalhava no ramo de locação de máquinas, já Isabela fazia Gastronomia e comercializa doces. Com um “sonho e coragem”, como conta o jovem, os dois começaram o delivery, com poucos recursos financeiros e sem contratações inicialmente.
“Chegamos a produzir mais de 100 hamburgueres por noite, somente eu e ela”, conta Cassio.
Em alguns meses, diante da grande aceitação que tiveram, os dois decidiram abrir a primeira loja na área central, em 2019.
Cassio acredita que sempre priorizar produtos bons e implementar diferenciais para as produções foram fundamentais.
“Fiz vários cursos e ela (Isabela) sempre dominando na gastronomia. Busquei referências nos Estados Unidos, em São Paulo, quis montar algo inovador e tem dado certo”, aponta.
Para dar os passos e atualmente contar com duas lojas, uma central de produção e quase 30 funcionários, o casal precisou adotar a expressão “mete as caras” diariamente, como conta Isabela. Entre erros e acertos, o trabalho não para e é preciso sempre inovar.
“Tivemos que juntar dinheiro, priorizar os esforços. Era limpeza pela manhã e compras, a tarde produção e a noite produção, nunca foi fácil, mas hoje sentimos que está valendo a pena. Notamos que no nosso segmento, as pessoas estavam carente de qualidade e novidade”, pontua.
Questionados sobre o futuro da Hamburgueria, o casal cogita expandir e destaca “talvez do interior de MS para outras cidades”.
Mudança radical
A gastronomia também abriu os horizontes para o casal Cinthia Maldonado e José Roberto de Oliveira. Ambos trabalhavam como técnicos de enfermagem, mas a mulher, sempre foi apaixonada por gastronomia e conciliava a profissão com a venda de doces em pequenas quantidades.
Com os plantões extensos e outras demandas de casa/família, Cinthia passou por alguns problemas de saúde e foi quando decidiu optar por investir na confeitaria.
Em 2014, Cinthia passou a produzir doces para festas, para vender nas ruas e empresas e por encomenda.
Com a demanda alta, ela segmentou a produção para brigadeiros e cookies. Quando os pedidos superaram as expectativas, José Roberto também deixou o emprego com carteira assinada para trabalhar com a esposa.
“Ouvimos de muitas pessoas, vocês são doidos, não dá para viver só disso. Mas abraçamos o que queríamos, investimos em cursos, materiais e fomos trabalhando para hoje estarmos realizados”, aponta.
Realização também é a palavra usada por Cinthia. Com um espaço no Parque do Lago I, atendimentos sob encomenda e o carro chefe atual, um carrinho de brigadeiro de colher no tacho que atende em eventos em geral, a empreendedora diz se sentir feliz com o andamento da “A Garagem Encantada do Brigadeiro”.
“Estou trabalhando com que gosto, minha família está junto nisso e temos conseguido manter tudo financeiramente, então estou realizando um sonho”, frisou.
O casal ajuda pessoas que querem empreender realizando reuniões mensais no Parque do Lago. As atividades são gratuitas e Cinthia destaca que participar de ações como essa é gratificante.
“Sempre estamos nas feiras, nos eventos. Compartilhar o que aprendi na minha jornada, a qual muitos não acreditavam que seria de sucesso é motivo de orgulho pra mim”, pontua.
Balanço
Em Dourados o número de microempresas chega a 10.272. Empresas de Pequeno Porte totalizam 1.375 e o número de Microempreendedores chega a 16.822 (Totalizando 28.469 pequenos negócios), segundo dados disponibilizados ao Dourados News pelo Sebrae.
Do total de empresas registradas em Dourados 31.561, 90% das empresas são pequenos negócios.
Comentários