Itaporã

Conscientizações marcam o inicio da guerra contra o mosquito Aedes Aegypt em Itaporã

Todo o sistema de saúde de Itaporã está em alerta máxima e através de um esforço em conjunto entre Agentes de Saúde e DECOE, começam a desenvolver ações de conscientização sobre os males que o mosquito Aedes Aegypt pode causar neste período do ano. 

Na manhã desta sexta-feira (10), um grupo de agentes de saúde realizou uma ação de orientação com panfletagem sobre a proliferação do Aedes aegypi, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.  A atividade ocorreu em frente ao Mercado do Portuga na abrangendo toda região da Grande COHAB.

Como os índices de infestação do Aedes aegypti têm sido uma preocupação constante, a Gerência de Saúde do Município através do Departamento de Controle de Endemias (DECOE), e Agentes de Saúde, começam a se articularem numa grande corrente de conscientização, onde, toda a comunidade pode e deve participar de forma decisiva na prevenção deste mal.
 

Em Itaporã as mobilizações são coordenadas pelo Comitê Municipal de Mobilização, Prevenção, e Combate ao vetor Aedes aegypti, que é composto por servidores de órgãos públicos e membros da comunidade. Os participantes tem o objetivo de incentivar e apoiar os mecanismos de controle e prevenção, além de promover mudanças de hábitos na comunidade que contribuam para a erradicação do vetor no município. 

Todos os anos os agentes envolvidos nesta ação, realizam atividades, como caminhada envolvendo os alunos das escolas municipais de Itaporã, agentes comunitários de saúde, de endemias e funcionários da saúde. Este período do ano é o momento em que devemos tomar muito cuidado com o acúmulo de água nos quintais das residências, comércio e terrenos baldios, como latas, copos, sacolas, garrafas dentre outros inúmeros criadouros do mosquito que se prolifera onde há água parada. 

 

Comentários