POLÍCIA

Acusada por maus-tratos desacata policiais durante resgate de animais em penúria

Animais estavam em situação de penúria, segundo as autoridades - Crédito: Divulgação/PMA Animais estavam em situação de penúria, segundo as autoridades - Crédito: Divulgação/PMA

Uma mulher de 39 anos foi presa na tarde de terça-feira (21) após desacatar policiais que foram à casa dela apurar denúncia de maus-tratos a animais. No local, houve a constatação de que três cachorros foram deixados em situação de penúria.

Encaminhada à Delegacia de Crimes Ambientais, onde foi autuada por maus-tratos a animais, com pena de três meses a um ano de detenção, a infratora também foi autuada administrativamente pela PMA (Polícia Militar Ambiental) e multada em R$ 6.000,00.

Os cães foram entregues aos cuidados de uma médica veterinária do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Esse flagrante ocorreu depois de diversas denúncias de protetores e outras pessoas, versando sobre maus tratos a cachorros em uma residência no bairro Vila Alba, em Campo Grande.

Policiais civis da Delegacia de Meio Ambiente e Turismo tinham recebido a mesma denúncia.

Depois de avaliação de risco de morte aos animais, pois os bichos estavam extremamente debilitados e não se avistava alimento e água, e como havia placa de venda da residência, que parecia abandonada, optou-se por entrar e resgatar os cães. Com o acesso aos cachorros, percebeu-se que eles estavam cheios de carrapatos, um praticamente não conseguia andar, devido a desnutrição, outro estava cego e todos já aparentavam sinais de doenças, devido a situação de penúria.

No local havia muitas fezes espalhadas cujos os odores ultrapassavam os limites da residência. Não havia alimento nas vasilhas e os cachorros comiam goiabas que caiam de uma planta no local. Nos muros e em vários locais em que estavam os bichos havia carrapatos cheios de sangue, que passavam também aos muros dos vizinhos.

A perícia foi chamada ao local. No momento em que se fazia o resgate dos cães, a proprietária da residência chegou e ainda desacatou os policiais.

Comentários