ALERTA

Como e por que atualizar o Cartão do SUS?

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Quer saber por que é tão importante manter seus dados atualizados no Sistema Único de Saúde e como atualizar Cartão SUS? Então leia nosso artigo até o fim e veja se tem como você atualizar o cartão SUS pela internet entre outras informações interessantes!
O SUS é universal e gratuito, e qualquer cidadão brasileiro pode utilizá-lo. Para tanto, é preciso portar um documento conhecido como Cartão SUS, o Cartão Nacional de Saúde (CNS). 

Com o Cartão do SUS, o usuário tem acesso aos serviços do SUS, como consultas médicas. O documento possui um número de identificação e, a partir dele, todo o histórico médico do paciente é registrado.

É fundamental manter o CNS atualizado para preservar esses dados e continuar usufruindo dos atendimentos do SUS.
 
Como atualizar o Cartão SUS?
 

Assim como o cadastro do Cartão do SUS, a atualização do cartão só pode ser feita presencialmente – este serviço ainda não está disponível em plataformas virtuais. 

No  portal Meu DigiSUS, é possível ver as informações que constam no CNS, mas não mudá-las. Você pode acessá-lo com o número do seu Cartão do SUS para verificar se há alguma informação divergente. 

Se houve mudança de endereço ou de telefone, o usuário deve se dirigir a qualquer estabelecimento de saúde, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de referência de sua região ou a Secretaria Municipal de Saúde, e apresentar documentos com foto, como RG, CPF e comprovante de residência. 

Por que atualizar o Cartão do SUS?

No antigo sistema, era possível que ao mesmo usuário fossem emitidos vários números do CNS, e todos eram válidos. A partir de agora, cada usuário terá apenas um número correspondente.

Usuários cujos cartões comecem com os números 1, 2,8 e 9 devem ficar especialmente atentos, pois a atualização, nesses casos, é obrigatória.

Além disso, o Cartão do SUS precisa ser atualizado caso haja mudança de informação, como alteração de endereço ou de telefone. Se houve mudança de nome, leve a certidão que comprove o novo nome adotado.

Para as crianças nascidas antes de o CPF ser incluído na Certidão de Nascimento, é importante atualizar para informar o número deste documento, lembrando que o acesso ao CNS é realizado por meio do CPF. Adultos que também não informaram o CPF na emissão da 1ª via também devem atualizar o cartão, adicionando esse dado ao cadastro.

O número do celular também deve estar correto para eventuais contatos com o paciente. Um número errado pode atrapalhar a comunicação com o usuário e informações importantes, como datas de consulta, não serão devidamente passadas a ele. Quem está aguardando um exame ou uma cirurgia precisa estar atento ao cadastro, tanto para não ser prejudicado quanto para evitar faltas que afetam outros usuários.

Se o Cartão SUS do usuário estiver desatualizado, ele pode ter que esperar mais para ser atendido ou marcar uma consulta.

A atualização do CNS beneficia não apenas o usuário, mas também a comunidade, pois os recursos à área de saúde serão, a partir de 2020, repassados a partir de levantamentos de dados dos cadastros renovados. Portanto, uma informação desatualizada pode comprometer as estatísticas que levam ao investimento do governo.

É importante frisar que a emissão do CNS, como todos os serviços disponibilizados pelo SUS, não tem custo algum. O Ministério da Saúde não estipulou um prazo para a atualização, mas fazê-la o quanto antes evita possíveis cancelamentos do documento ou demora de atendimento.

Comentários