Imunização

Dourados recebe três mil doses da vacina pentavalente

Vacina pentavalente teve três mil doses entregues em Dourados - Crédito: Hedio Fazan/Arquivo/Dourados News Vacina pentavalente teve três mil doses entregues em Dourados - Crédito: Hedio Fazan/Arquivo/Dourados News

A nova remessa de vacinas do tipo pentavalente foi entregue na terça-feira (14) ao Núcleo Regional de Saúde e devem começar a ser distribuídas nesta quarta-feira (15) nos postos de saúde de Dourados e outras 10 cidades. São, ao todo, três mil doses para atender toda região.

O objetivo é reforçar as reservas de vacinas que estavam praticamente no fim, segundo o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Morais Marques.

O gerente responsável pela distribuição no município garantiu ao Dourados News que a situação está regularizada. Porém, o estoque está praticamente no final, restando apenas alguns dias para acabarem as doses recebidas pela última vez em novembro de 2019.

“Se eu não receber uma nova remessa até sexta-feira vamos ficar sem”, disse Marques. Ele explicou que o núcleo de Dourados tinha uma “reserva técnica” que foi suficiente para os atendimentos exigidos até esta semana.

Mas três mil doses de vacinas pentavalente foram entregues em um caminhão na terça-feira. Uda Sales Silva, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde de Dourados, disse que “essa quantidade é suficiente para atender nossa região até porque não faltou”. “A remessa vai reforçar nosso estoque”, resumiu.

ESTADO

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul recebeu no início da semana um lote com 15 mil doses da pentavalente, separadas em caixas, cada uma com 300 porções.

Em julho de 2019, a Anvisa recolheu lotes da pentavalente, após reprovação no teste do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Desde outubro, estava faltando vacina em quase todo o Brasil. Nos últimos dias o governo federal começou a entregar aos Estados 1.700.000 mil doses de vacinas.

PENTAVALENTE

A vacina pentavalente é responsável pela proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, meninge e na garganta. Devem receber a aplicação da vacina as crianças que possuem 2, 4 e 6 meses de idade.

Comentários