SAÚDE PÚBLICA

Meningite tem três mortes confirmadas e uma sob suspeita neste ano em Dourados

Vacinação contra a meningite pode ser feita nos postos de saúde - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News Vacinação contra a meningite pode ser feita nos postos de saúde - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

A morte de uma criança de 6 anos por suspeita de meningite na manhã de sexta-feira (29) em Dourados provocou corrida a alguns postos de saúde por vacina. Neste ano, em meio a 25 casos confirmados, a doença matou três pessoas na cidade. É o mesmo número de óbitos registrados em 2018, quando as confirmações totalizaram 28.

Esses dados foram fornecidos ao Dourados News pelo enfermeiro Devanildo de Souza Santos, gerente na Secretaria Municipal de Saúde lotado na Vigilância Epidemiológica.

Ele detalhou que no ano passado as vítimas fatais tinham 32, 35 e 44 anos. Em 2019, as idades foram de 52 e 19 anos, e de 3 meses.

Ocorrida às 6h de sexta-feira, a morte do menino morador na Sitioca Ouro Fino, que esteve internado no HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), ainda não teve a causa confirmada, mas há suspeita de que seja a quarta vítima fatal da meningite no ano.

O pai da criança queixou-se de negligência no atendimento prestado no posto de saúde. Contudo, médica ouvida sob condição de anonimato alegou ter encaminhado o menino da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Seleta para a UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento) via Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) porque percebeu a gravidade do caso, mesmo sem dispor de exames laboratoriais.

Apesar da corrida por vacina iniciada após a notícia desse óbito, Edvan Marcelo Morais Marques, do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, explica que mesmo nos casos de quem teve contato com pessoas infectadas, a procura por assistência médica deve ser para tratar sintomas, caso haja.

“Vacina é medida preventiva e com antecedência”, alerta.

Segundo ele, existe a recomendação de vacinas para dois tipos de meningite. “Estas estão inclusas no calendário nacional de vacinação como rotina. A criança recebe um tipo de vacina aos 2, 4, e 6 meses, e outro tipo aos 3 e 5 meses. Ambas contra determinado tipo de meningite”, detalha.  

Comentários