Agricultura

Boa prática de gestão de reagentes é realizada na Embrapa Agropecuária Oeste

Foto: Alex Sandro Lima/Divulgação Foto: Alex Sandro Lima/Divulgação

A Embrapa Agropecuária Oeste realizou uma ação de organização de produtos químicos por compatibilidade no almoxarifado da Unidade. Essa boa prática de gestão, resultado de um compartilhamento prévio de informações entre a Gestão da Qualidade e o supervisor do Setor de Patrimônio e Suprimentos (SPS),  aconteceu em 19 de novembro de 2021, por meio de trabalho conjunto entre o SPS, Setor de Gestão de Laboratórios (SGL) e Gestão da Qualidade.

A analista da Embrapa Agropecuária Oeste, responsável pela Gestão de Qualidade da Unidade, Bianca Rafaela Fiori Tamporoski, explica que o acondicionamento adequado de produtos químicos minimiza alguns riscos potenciais associados com a estocagem e manuseio dos mesmos, refletindo assim em maior segurança ambiental e de trabalho. Parte dos problemas de armazenagem de produtos  químicos se deve à diversidade e à quantidade estocados. Por isso, a área de guarda de produtos químicos organizada e assim mantida  pode prevenir acidentes. Neste sentido, a natureza de cada produto deve ser avaliada individualmente, bem como em relação aos demais produtos armazenados  no mesmo local.

“Desse modo, o armazenamento de produtos químicos deve observar a compatibilidade, onde as substâncias com diferentes propriedades químicas e classes de risco devem ser acondicionadas separadamente, mantidos o mais distante possível entre si. Também é importante manter e consultar as Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQs)”, acrescentou.

Ela disse ainda que “assim como os laboratórios, o almoxarifado de produtos químicos, dentre outros procedimentos, deve possuir procedimento para o armazenamento dos mesmos reduzindo o risco de acidentes”. 

Segundo o documento “Gestão da qualidade em laboratórios e áreas experimentais” (EMBRAPA, 2019), independentemente de aspectos normativos, alguns princípios asseguraram a gestão responsável de resíduos sólidos, dentre eles está o princípio da partilha, onde “produtos e materiais cuja quantidade oferecida no comércio seja superior à demanda individual devem ser compartilhados, bem como aqueles excedentes no estoque local”.

Antes de iniciar a ação, foi feito um levantamento da quantidade excedente de reagentes  e que se encontravam fora de uso no estoque do almoxarifado de produtos químicos, explica o  supervisor do Setor de Gestão de Laboratórios (SGL), Alex Sandro Vicentin Lima. Segundo ele, houve um trabalho prévio de conversa com as Universidades Públicas da cidade (UEMS e UFMS) para verificar se havia interesse por parte dessas Instituições nesses reagentes, e acrescenta “diante do interesse e da concordância entre as Instituições de ensino, foi feito o processo de doação do material. A redução quantitativa dos reagentes facilitou a oportunidade de rearranjo e adequação do almoxarifado de produtos químicos da Unidade”. 

O trabalho conjunto entre a Gestão da Qualidade, SPS e SGL, viabilizou a organização dos reagentes químicos, o detalhamento de lotes e suas validades garantindo assim, além de segurança aos usuários do local, um controle mais detalhado do estoque e a diminuição do risco de acidente ambiental.

O supervisor do Setor de Setor de Gestão de Patrimônio e Suprimentos (SPS), Silvio Ferreira explica que o almoxarifado é o local que recepciona, armazena, controla e distribui reagentes e materiais de uso nos laboratórios da Unidade, além dos materiais demandados por outros setores. E acrescenta que para o sucesso dessa ação foi feito um levantamento detalhado dos itens em estoque, sendo que depois da saída dos itens em doação, restaram 84 tipos de produtos químicos que foram organizados por ordem de compatibilidade e vencimento para evitar desperdícios e acrescenta ainda que “em 31 de dezembro, a Embrapa Agropecuária Oeste tinha um saldo de 75 itens diferentes no estoque, armazenados corretamente”.

Para a Chefe Adjunta de Administração da Embrapa Agropecuária Oeste, Erica Alves da Silva Bonin, a realização dessa boa prática de gestão relacionada à organização do estoque de reagentes por compatibilidade, aconteceu em função da disposição dos setores de trabalharem de forma integrada e da busca da Gestão da unidade em estabelecer padrões de qualidade e sustentabilidade. Ela conclui afirmando que “estamos caminhando passo a passo em busca de implementar os requisitos de Gestão da Qualidade e Sustentabilidade na Unidade, porém, a conscientização dos empregados é fundamental para que tenhamos êxito nessa missão”. 

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