Saúde

MÁ ALIMENTAÇÃO ESTÁ RELACIONADA À METADE DAS MORTES POR INFARTO, DERRAME E DIABETES

Todos já ouviram a frase "você é o que você come". Realmente, a alimentação influencia muito na saúde, principalmente na vascular. Um recente estudo realizado com mais de 700 mil pessoas evidenciou que quase metade das mortes causadas por infarto, AVC (derrame) e diabetes tipo 2 estão relacionadas a uma má alimentação.

Os pesquisadores analisaram o consumo de diversos alimentos e nutrientes, além da relação com a saúde vascular e metabólica dos indivíduos, sendo eles:

Sal;

Nozes e sementes;

Carne processada;

Ômega 3;

Vegetais;

Frutas;

Bebidas açucaradas;

Grãos;

Gordura poli-insaturada;

Carne vermelha não processada.

Os resultados mostraram que as mortes por:

Infarto estavam relacionadas a um consumo excessivo de carne processada e bebidas açucaradas, porém com baixa ingestão de nozes.

AVC (derrame) estavam associadas a uma dieta pobre em frutas e vegetais, mas rica em sal.

Diabetes estavam associadas a uma dieta rica em carne processada e bebidas açucaradas, contudo pobre em grãos.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, analisa que o consumo excessivo de sal foi o fator mais relacionado às mortes, independentemente da causa. "Por isso, não reclame se o restaurante não deixa o sal em cima da mesa", recomenda.

"O estudo comprova algo que sempre soubemos: a nossa saúde depende da nossa alimentação. As pessoas precisam aumentar o consumo de frutas, vegetais e alimentos ricos em fibras e ômega 3. Precisamos urgentemente diminuir o consumo de sal, carnes processada e bebidas açucaradas, como os refrigerantes, que a longo prazo estão causando muitas mortes evitáveis", alerta.

Comentários