Brasil

44ª Semana Jurídica aborda o Direito em uma sociedade digital

44ª Semana Jurídica da Unigran começou nesta segunda-feira, 28 - Crédito: Divulgação 44ª Semana Jurídica da Unigran começou nesta segunda-feira, 28 - Crédito: Divulgação

Começou na última segunda-feira, dia 28 de agosto, a 44ª Semana Jurídica da Unigran. Este ano, o evento traz o tema ‘Desafios e Futuro do Direito: Adaptação em uma Sociedade Digital em Transformação’ e tem o objetivo de inserir acadêmicos e aproximar profissionais desta temática.

Para o diretor da Faculdade de Direito, Renato de Aguiar Lima Pereira, a temática foi escolhida devido ao momento em que a profissão se encontra, em que as mídias digitais transformaram a sociedade, deixando diversas discussões sobre o futuro do Direito. 

“Nós estamos vivendo um momento onde as mídias sociais, o direito digital, está transformando muito a sociedade e há muitas dúvidas, muitas discussões sobre a regulamentação disso na sociedade, sobre liberdade de expressão, enfim, são vários assuntos que, ligados a esse mundo digital, merecem uma proteção e uma discussão do Direito”, apontou o diretor. 

Renato Pereira ressaltou que o objetivo é discutir sobre o pronto de vista da transformação. “Precisamos adaptar as nossas regras, que foram feitas, a maioria delas, ainda em um momento que não tinha essa era digital. Então, quais são as adaptações que são necessárias para que nós possamos, na atualidade, tratar, remediar questões envolvendo essa era digital?”, completou. 

Na abertura do evento, o curso de Direito da Instituição convidou o professor, mestre em Direito e advogado, Mateus Silveira, que ministrou palestra com o tema ‘Redes sociais, liberdade de expressão e práticas antidiscriminatórias na sociedade da Inteligência Artificial’.

Ele explicou como os novos profissionais irão lidar com os desafios futuros, principalmente aos atrelados à temática da palestra. “O que nós podemos regular e o que nós não devemos regular nas redes sociais, quais são os desafios da inteligência artificial que já está entre nós e nós não temos regramento. E essa é uma preocupação do Direito brasileiro”, mencionou.

Para Mateus, tanto os acadêmicos quanto os profissionais precisam se atualizar, para permanecerem na profissão, principalmente referente à digitalização. “A primeira coisa que o Direito no futuro vai ter que se relacionar de uma forma diferente é com a digitalização. Nós estamos vivendo hoje um conflito muito grande, onde novos profissionais nessa era digital, enquanto profissionais anteriores, ainda estão sendo alfabetizados digitalmente. Essa nova geração que está se formando vai precisar ser uma geração que vai quebrar com isso, vai trazer total a construção digital para o Direito. Como vai fazer, o que vai estruturar, quais são os desafios, como vai lidar com a rapidez do digital frente à lentidão do Direito, são pontos que nós vamos ter que construir juntos”, pontuou o palestrante.

Semana Jurídica

A 44ª Semana Jurídica da Unigran vai até a próxima sexta-feira, dia 1º de setembro, com palestras, Júri Simulado, Sessão Plenária Simulada e Audiência Trabalhista Simulada.

 

Comentários