fonte:douradosnews
Começa hoje (9) e vai até o dia 19 de maio a 49ª edição da Expoagro (Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados), promovida pelo Sindicato Rural do município. Com programação extensa que engloba leilões, comércio de veículos e máquinas agrícolas, palestras, seminários técnico-mercadológicos, e também shows, os produtores e pecuaristas terão acesso a todas as novidades do setor, naquela que é considerada a maior feira do gênero em Mato Grosso do Sul.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, a estrutura desta edição, assim como em anos anteriores, vai trazer tudo que há de mais moderno para o desenvolvimento do setor da agropecuária. “No setor de equipamentos os produtores que estiverem presentes terão a disposição tudo que há mais de moderno para manejo agrícola e também animal. Já com relação a troca de conhecimento, organizamos uma programação extensa de simpósios e palestras com profissionais de renome no cenário agrícola e também no setor de cadeia produtivas”, disse ao Diário MS.
Entre os colaboradores que vão levar à exposição novas técnicas direcionadas a produtores e pecuaristas está a Embrapa Agropecuária Oeste, parceira há muitos anos do evento. O Simpósio “Soluções da Embrapa para o controle de plantas daninhas resistentes a herbicidas” acontece no dia 14. “Neste ano em que completamos 40 anos mais uma vez estamos participando da exposição, desta vez com um tema discutido com o sindicato e que é de grande importância para a região”, disse o chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas.
Ainda sobre o tema que será abordado no simpósio, Lamas destacou um ponto que é fator preponderante na maioria das palestras: alternativas eficazes e de baixo custo. “A medida que o conhecimento avança e que novas tecnologias são desenvolvidas como por exemplo variedades de soja, milho ou algodão que são mais resistentes a herbicidas, torna-se importante promover o conhecimento geral de técnicas que apresentem efetividade e que tenham o menor custo possível”, ressaltou.
Além de novas tecnologias e técnicas direcionadas ao produtor, Zeuli destacou também que o evento, que já é data presente no calendário oficial do município, também é um momento de confraternização. “São vários show e atrações que vão com certeza reunir amigos, famílias. Preparamos um ambiente que engloba vários interesses, e um deles é o entretenimento. As atrações deste ano devem agradar muito o público, e disponibilizamos os ingressos com o valor mais acessível possível para que todos possam comparecer”, apontou o presidente.
A programação completa da 49ª edição da Expoagro está disponível no site do Sindicato Rural.
Conforme o Sindicato Rural de Dourados, na edição anterior, a Expoagro movimentou R$ 80 milhões, e a estimativa é que o valor seja superado nesta edição. Também no ano passado, 130 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, e a estimativa é de que este número também seja superado nos dez dias de evento.
Comentários