Brasil

A dependência química não é uma escolha, alerta diretor de clínica especializada em Dourados

Instituto Oxford é um Centro de Diagnóstico e Tratamento especializado em Alcoolismo e Dependência Química

Imagem ilustrativa (Crédito: shutterstock) Imagem ilustrativa (Crédito: shutterstock)

Dizer que dependência química é uma escolha das pessoas que sofrem com ela é um erro. Esse alerta é de Fábio Garcia do Amaral, diretor do Instituto Oxford, um Centro de Diagnóstico e Tratamento especializado em Alcoolismo e Dependência Química que atende pessoas de Dourados e região. 

Formado por equipe multidisciplinar com mais de 15 anos de experiência no Brasil e no exterior, esse centro dispõe de modelos de tratamento com internação, clínica dia, ambulatório, moradia assistida e pós-tratamento, além de projetos e atividades terapêuticas.

Toda a excelência técnica, de gestão e relacionamento é ofertada com infraestrutura e espaço físico pensados, desenhados e materializados para que qualquer pessoa tenha condições de interromper a progressão de sua doença.

Diretor do Instituto Oxford, Fábio Garcia do Amaral pondera que a relação do homem com as drogas não é algo recente e cita que aproximadamente em 2000 Antes de Cristo, na Índia, os homens já conheciam o efeito eufórico que a droga causa.

“Mas dizer que dependência química é uma escolha das pessoas que sofrem com ela é um erro. Ninguém acorda pela manhã e diz: ‘meu objetivo é me tornar um dependente químico’", alerta.

Segundo ele, “A dependência não é uma escolha,  o uso de substancias psicoativas é uma resposta à dor emocional entre outros motivadores . E ninguém escolhe sentir dor”. Por essa e outras razões, Fábio reforça que o tratamento exige muita compaixão, ajuda e compreensão, em vez de medidas punitivas ou de exclusão.

“Muitas vezes o apoio familiar e até mesmo a busca de tratamentos em hospitais convencionais não são suficientes devido à complexidade e a quantidade de profissionais envolvidos para o sucesso do tratamento. Neste caso, as clínicas de recuperação são essenciais no combate a dependência química”, afirma.

O Instituto Oxford  pode  ser contatado através do telefone (67) 3020-4242, ou do WhatsApp (67) 99632-1919. Além disso, disponibiliza acesso ao site institutooxford.com.br e às páginas no Facebook (clique aqui) e Instagram (confira aqui).

Comentários