Terra
A venda de opcionais essenciais à segurança como o airbag e o ABS está com os dias contados. Isso porque, a partir de 2014, esses itens tornam-se obrigatórios em todos os veículos novos vendidos no Brasil. As resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinam a obrigatoriedade do airbag frontal duplo e o sistema antitravamento dos freios nas quatro rodas.
De acordo com o Contran, veículos que transportem passageiros ou carga devem ter estes sistemas de segurança. O airbag é uma bolsa inflável macia que amortece o impacto da colisão, diminuindo as consequências do acidente para os passageiros do carro. Para o funcionamento correto, é necessário o uso do cinto de segurança. Podemos dizer que o cinto é o complemento do airbag. Sem ele, o efeito amortecedor da bolsa não adianta.
Já o ABS (Antilock Braking System, "Sistema de Freio Antitravamento", em português) é um módulo instalado junto aos freios comuns. Ou seja, as peças do sistema de freios são as mesmas: pastilhas, discos, lonas, cilindro mestre... O módulo ABS, porém, age somente quando há uma freada brusca. Sensores instalados nas rodas evitam o travamento, impedindo a derrapagem. Graças a ele, o motorista tem maior controle da direção do veículo em uma emergência, uma vez que as rodas não travam e permitem a mudança de direção.
Não precisa instalar
Mas se seu carro não tem airbag nem ABS não precisa ficar preocupado. Não há necessidade de instalação, até porque isso sairia caro demais. A medida só vale para os carros novos, nacionais e importados, fabricados a partir de 2014. Desde 2010, as montadoras vêm se adequando progressivamente à medida.
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