A criação de ferramentas digitais está facilitando a vida dos usuários do Detran/MS e agilizando os atendimentos. O professor Carlos Alberto Coutinho de Souza usou o caminho digital para renovar a sua CNH, vencida no final do ano. “O processo é rápido, demora coisa de cinco minutos, o que dá um pouquinho mais de trabalho é você imprimir o boleto, fazer o pagamento, entrar novamente, porque tem todas essas etapas, mas você entrando é muito rápido, a minha habilitação mesmo era do interior e já coloquei o meu novo endereço no próprio site, fiz tudo sozinho. O site é bem didático, vai te explicando passo a passo, não tem como a pessoa errar, é só ler as mensagens que vão aparecendo”, disse ao falar sobre o CNH Ágil.
O diretor-presidente do Detran/MS, Rudel Trindade, explicou que praticamente todos os serviços do Departamento Estadual de Trânsito estão disponíveis às pessoas por meio das plataformas digitais. “Mato Grosso do Sul hoje é praticamente um Governo Digital, na época em que era secretário o atual governador Eduardo Riedel criou o MS Digital, e hoje estamos com 95% dos nossos serviços feitos pelo meio digital. Então, você vai fazer a renovação da sua CNH, primeira coisa é entrar no site do Detran (Meu Detran), imprimir, pagar as taxas e ali mesmo faz o seu agendamento”, afirmou.
Rudel Trindade reforçou ser necessário atualizar os dados não só do proprietário, do condutor, mas também dos veículos. No caso de uma autuação, por exemplo, é o utilizado o cadastro do veículo, e caso o endereço esteja desatualizado o proprietário pode ficar sabendo da autuação somente durante uma abordagem no trânsito, o que pode gerar um certo transtorno.
O presidente do Detran lembrou ainda que pelo site mesmo o usuário agenda a data, o horário e o local (uma das agências do Detran/MS) onde quer fazer o exame médico para fazer ou renovar a CNH. É o único momento durante todo o procedimento que será necessário o atendimento presencial.
E os serviços relacionados ao documento emitido para o condutor estão entre os mais procurados. A quantidade de carteiras de habilitação emitidas pelo canal digital CNH Ágil aumentou 64,33% no ano passado, comparado com o registrado em 2021 – de 57.367 em 2021 para 94.275 em 2022. Quando essa ferramenta digital foi disponibilizada à população, em 2018, foram 10.279 procedimentos.
O professor Carlos Alberto Coutinho de Souza seguiu direitinho o que a direção do Detran/MS vem orientando. “É muito importante atualizar o cadastro, porque é por ali que a gente vai localizar o condutor, toda CNH é entregue na residência do condutor, e se o cadastro estiver desatualizado os Correios farão três tentativas e a CNH vai ser devolvida aqui para o Detran, aí o usuário vai ter que vir aqui no Detran (sede) para retirar o documento”, contou a gerente Regional do Detran/MS em Campo Grande, Juliana Castro.
CNH vencidas
Em Mato Grosso do Sul existem cerca de 280 mil CNHs vencidas, o que corresponde a 20% do total, sendo 10% no grupo de atraso de um mês a cinco anos. Outros 10% estão há mais de cinco anos sem serem renovadas. A renovação deve ser feita até 30 dias após o vencimento. Dirigir com a habilitação vencida resulta na aplicação de multa de R$ 293,00 e 7 pontos na carteira de habilitação.
Comentários