Os alertas de chuvas intensas para Dourados, emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na quinta-feira (4), seguem ativos pelo menos até o final da manhã desta sexta-feira (5). No entanto, previsões de precipitação pluviométrica volumosa não se confirmaram até o momento.
De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, atualizado pela estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, ontem choveu 12.6 milímetros durante 1 hora e 46 minutos. O índice de hoje ainda está abaixo de 1 milímetro e não houve registros de ventos fortes.
No entanto, segue ativo até às 10h o alerta de perigo do Inmet que aponta possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros ao dia, além de ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta possibilidade de chuvas localmente fortes com acumulados pontuais de chuva acompanhada de trovoadas, rajadas de vento fortes e granizo eventual ao longo desse dia.
Depois, ainda prevê pancadas de chuva a partir da tarde no sábado (6) e predomínio de Sol de domingo (7) até quarta-feira (10).
Comentários