Dourados

Apae de Dourados sediará etapa regional das Olimpíadas Especiais

Competições ocorrerão nos dias 15 e 16 de abril - Crédito: Clara Medeiros/Dourados News Competições ocorrerão nos dias 15 e 16 de abril - Crédito: Clara Medeiros/Dourados News

Nos dias 15 e 16 de abril, Dourados será palco de um evento esportivo repleto de inclusão. A Apae sediará a Etapa Regional das Olimpíadas Especiais, reunindo 178 alunos de 11 municípios da região para competições em quatro modalidades: Atletismo, Futsal, Natação e Tênis de Mesa.

A estruturação do evento está em ritmo acelerado. "A organização está de vento em polpa, todos envolvidos", destaca a direção da instituição. Além dos profissionais locais, educadores de outras cidades também estão engajados na organização e inscrições dos atletas.

As competições acontecerão em diversos locais do município: a Unigran sediará o Futsal e a cerimônia de abertura; as provas de Atletismo serão realizadas no quartel da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; a unidade I da UFGD (antigo CEUD) receberá as provas de Natação; e a sede da própria Apae será o palco das disputas de Tênis de Mesa.

Onze das treze cidades que compõem a 4ª Região das APAEs do Estado confirmaram presença: Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Antônio João, Itaporã, Caarapó, Ponta Porã, Rio Brilhante, Deodápolis, Fátima do Sul, Glória de Dourados e Laguna Carapã. Apenas Porto Murtinho e Laguna Carapã não participarão desta edição.

“A prática esportiva contribui com o desenvolvimento motor e físico, além de proporcionar uma melhor saúde e bem-estar”, o que favorece a convivência social e quebra barreiras de preconceito, explica a equipe da Apae. 

Um exemplo de destaque é o aluno Elian Fernandes Romeiro, indígena, que se destacou nos jogos locais e hoje representa o Estado em competições nacionais, tendo conquistado o 3º lugar em uma das últimas edições.

Os atletas que se destacarem em Dourados avançam para a Etapa Estadual, que ocorrerá de 21 a 23 de agosto em Chapadão do Sul. Os classificados nesta fase garantirão vaga na Etapa Nacional, prevista para dezembro, em Brasília.

A realização do evento conta com o apoio de diversas instituições, como as secretarias municipais de Educação e Saúde, a Unigran, o Corpo de Bombeiros, o Samu, o Exército Brasileiro e empresas locais, como a Rede ABV de Supermercados. "Sem apoio conseguimos fazer muito pouco", reconhece a organização.

Outro importante parceiro é a Itaipu Binacional, que apoia projetos de inclusão em diversas áreas. Instituições podem concorrer a patrocínios de até R$ 30 mil, com um investimento total que pode alcançar R$ 3 milhões, beneficiando até 100 entidades da região Sul do MS e do Paraná.

Para a Apae de Dourados, o sentimento é de confiança nos atletas e gratidão às famílias que acompanham, incentivam e participam de cada etapa do processo. “Estamos apostando em nossos atletas, até porque fazemos um trabalho de base durante todo o ano nas atividades complementares”.  

O público poderá participar da cerimônia de abertura que acontece no dia 15, às 8h, na Quadra Esportiva da Unigran. Além disso, quem quiser contribuir com doações para a Instituição, pode usar o Pix: 03.368.578/0001-93 (CNPJ da Apae).
 

Comentários