Brasil

Apenas 1 município vacinou mais que 40% do grupo inicial em MS

Municípios do Estado vacinaram 22,3% do público-alvo da primeira fase; Capital está abaixo da média

Dose da vacina sino-brasileira Coronavac, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo) Dose da vacina sino-brasileira Coronavac, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Apenas um município de Mato Grosso do Sul já aplicou primeira dose da vacina contra a covid-19 em 47% do grupo da primeira fase. Jateí, a 292 quilômetros de Campo Grande, tem de vacinar 430 pessoas, entre profissionais de saúde, idosos institucionalizados e indígenas, e já obteve êxito em 202 desses.

Na contramão de levantamento feito pelo Campo Grande News, com base em dados públicos do painel Mais Saúde, Itaquiraí (2,5%) é a cidade com menor quantia de vacinados na primeira etapa. São 32 primeiras doses aplicadas, mas o objetivo é que 1.260 saiam imunes nessa fase inicial.

A média dos 79 municípios é de 22,3% da cobertura de vacinação inicial. Campo Grande, por exemplo, tem 16,2% das vacinas aplicadas, já que tem de imunizar 103.106 pessoas no primeiro grupo, mas dados apontam que há 16.737 de vacinados.

É importante ressaltar que duas doses devem ser aplicadas das vacinas contra o coronavírus para que ela tenha real eficácia. Ao todo, o Estado aplicou 71.138 primeiras doses e apenas 550 segundas doses. As taxas de cada município podem ser conferidas por meio do levantamento, disponibilizado na íntegra (clique aqui).

Até o momento, segundo os dados oficiais, que são inseridos pelas próprias secretarias municipais de Saúde, 550 segundas doses foram aplicadas em Mato Grosso do Sul, nos municípios de: Anastácio, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Nioaque, Paranhos, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Segundo estudo da Universidade de Oxford, que desenvolve a vacina Astrazeneca, a segunda dose deve ser aplicada em um período de 12 semanas após a primeira. Já a Coronavac - feita entre Instituto Butantan e a empresa Sinovac - o período varia entre 14 a 28 dias, mas o governo estadual recomenda que seja a partir do 21º dia.

Comentários