Dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste revelam que Dourados teve ventos fortes com velocidade de 33 quilômetros por hora na madrugada desta quinta-feira (29), às 2h29, e acumulou 42.2 milímetros de chuva durante 3 horas e 46 minutos.
Também hoje o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou novo aviso de tempestade com grau de severidade de perigo potencial para uma zona que inclui regiões de São Paulo e Mato Grosso do Sul, entre eles o município douradense, que ainda contabiliza os estragos de segunda-feira (26).
Com início entre 9h e 10h, esse alerta meteorológico aponta chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos intensos entre 40 e 60 quilômetros por hora, e queda de granizo. Indica ainda baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O Inmet prevê para hoje tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Dourados. Já o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) assinala muitas nuvens com curtas aberturas e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia.
Na segunda-feira (26), alerta de tempestade foi emitido pelo Inmet pouco antes da chuva que totalizou 32.2 milímetros durante 2 horas e 40 minutos e das rajadas de vento de 46 quilômetros por hora registradas às 7h25. Horas depois a prefeita Délia Razuk (sem partido) decretou situação de emergência no município em decorrência dos estragos.
Conforme o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a chuva média mensal em outubro em Dourados é de 144.3 milímetros. Até hoje, o índice pluviométrico já soma 133.2 milímetros, dos quais 74.4 milímetros acumulados somente nesta semana.
Comentários