Os primeiros casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul foram confirmados no dia 14 de março deste ano, pouco mais de sete meses depois, o número de infectados chegou a 80.064, desses, 74.584 são considerados recuperados. Neste período, 1.555 morreram em decorrência da doença, de acordo com dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgados na manhã desta segunda-feira (26).
Do total, 163 casos foram confirmados no último dia transcorrido, além disso, dois óbitos foram registrados. O paciente de Naviraí, do sexo masculino, tinha 43 anos e nenhuma comorbidade relatada. Já a vítima de Campo Grande, uma mulher de 90 anos, possuía doença cardiovascular crônica e hipertensão.
Em MS, ainda há 3.613 pessoas em isolamento domiciliar e 315 hospitalizados, 173 em leitos clínicos e 142 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Três pacientes não são contabilizados como casos do Estado. A macrorregião de Corumbá tem o maior percentual de leitos de UTI/SUS ocupado, 63%, seguido por Campo Grande (62%), Dourados (58%) e Três Lagoas (35%).
Durante a transmissão ao vivo para divulgação do boletim do coronavírus, a secretária adjunta da Saúde, Crhistinne Maymone, falou sobre a necessidade de a população continuar adotando as medidas de higiene, “você não se iluda, a doença ainda não acabou. As pessoas têm se movimentado, se aglomerado não usando máscaras, achando que a pandemia acabou”, enfatizou.
De acordo com o boletim, até o momento, o Estado registrou 313.295 notificações, 229.705 foram descartadas e 365 testes estão em análise no Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen). Outros 3.161 casos estão sem encerramento pelos municípios.
Comentários