“Uma só pessoa conseguiu contaminar 52 pessoas”. Assim, durante transmissão ao vivo na manhã desta quinta-feira (14), o secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, resumiu a onda de propagação do novo coronavírus na pequena Guia Lopes da Laguna, que, em dez dias, saiu da lista dos municípios sem casos confirmados para a terceira posição no ranking de cidades com mais ocorrências da doença.
A covid-19 desembarcou em Guia Lopes de caminhão, por meio de um motorista contaminado, de Campo Grande. O contato com trabalhadores do frigorífico Brasil Global foi o estopim. Com pelo menos 12 funcionários infectados, a planta decidiu fechar as portas por 15 dias.
O contágio pelo novo coronavírus saiu do frigorífico e foi massificado no município de 9,8 mil habitantes nas rodas de tereré. Ao menos é o que apontou o secretário de Saúde de Guia Lopes, Marcelo Gonçalves de Almeida, pelo Facebook.
Além dos 52 casos confirmados, a cidade distante 230 quilômetros de Campo Grande tem 16 suspeitos sob investigação em laboratório. O decreto que instituiu fechamento de comércio e limitou circulação de pessoas, sob risco de prisão, é válido até hoje.
Na vizinha Jardim, separada do município pelo Rio Miranda, já são 14 casos, além de 4 ocorrências na fila para análise.
Comentários