Brasil

Apreensões de pássaros silvestres mais que dobraram no Estado em 1 ano

No ano passado foram resgatados 121 animais, enquanto em 2019 o número não passou de 49, configurando aumento de 142%

Animais resgatados pela polícia eram amntidos em gaiolas. (Foto: PMA) Animais resgatados pela polícia eram amntidos em gaiolas. (Foto: PMA)

Comparativo entre os anos de 2019 e 2020 apontam que, no período de um ano, mais que dobraram as apreensões de pássaros silvestres que eram criados em gaiolas em diferentes cidades de Mato Grosso Sul. Segundo balanço da PMA (Polícia Militar Ambiental), no ano passado foram resgatados 121 animais, enquanto em 2019 o número não passou de 49, configurando aumento de 142%.

Os números também aumentaram quando o assunto é valor de multas aplicadas. Em 2020 as multas se dividiram entre 21 suspeitos e somaram R$ 112 mil. Já no ano anterior, 14 autuados tiveram de pagar R$ 56 mil.

Na lista, aparecem animais de espécies como canários, curiós, papagaios, maritacas, sabiás e pássaros pretos. A apreensão que mais se repetiu foi de bicudos, com 20 animais resgatados.

De acordo com a PMA, essas apreensões referem-se a animais criados por moradores em gaiolas, e não apreendidos pelo tráfico, onde há o comércio ilegal.

Comentários