Brasil

Assembleia cria Prêmio Prefeito Alfabetizador para estimular melhoria na educação de MS

Assembleia Legislativa vai realizar, anualmente, durante o mês de agosto, solenidade de premiação dos prefeitos que se destacarem na melhoria da educação - Crédito: Wagner Guimarães/ALMS Assembleia Legislativa vai realizar, anualmente, durante o mês de agosto, solenidade de premiação dos prefeitos que se destacarem na melhoria da educação - Crédito: Wagner Guimarães/ALMS

Prefeitos de municípios de Mato Grosso do Sul que alcançarem os melhores avanços nas políticas públicas de educação serão premiados. O reconhecimento é previsto na Resolução 17/2024, publicada pela Mesa Diretora na edição desta quarta-feira (28) do Diário Oficial da Assembleia Legislativa (ALEMS). A entrega do prêmio acontecerá durante solenidade a ser realizada na Casa de Leis.

A avaliação do desempenho do gestor, segundo prevê a Resolução, será baseada no avanço no Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul (IQE-MS) na comparação ao resultado do ano anterior. A cerimônia de premiação será realizada, anualmente, no mês de agosto, na Assembleia Legislativa, em evento promovido pelo Parlamento estadual em conjunto com a Secretaria de Estado de educação.

A Resolução é de autoria do deputado Gerson Claro (PP), presidente da ALEMS. “A criação do Prêmio Prefeito Alfabetizador representa uma medida fundamental para reconhecer e incentivar o comprometimento dos gestores municipais com a melhoria da qualidade da educação no estado”, afirmou Gerson Claro na justificativa da proposta da Resolução.  

“A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade, e o papel dos prefeitos na melhoria da qualidade da educação é de suma importância. Com esse prêmio, buscamos incentivar o comprometimento e o esforço dos gestores municipais em alcançarem melhores resultados nas políticas públicas educacionais”, considerou o presidente da Casa de Leis.

Comentários