A fabricante de eletrodomésticos Atlas anunciou um recall preventivo de dois modelos de seus fogões, após o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ter suspendido a venda e fabricação dos produtos, concluindo que eles oferecem riscos à segurança.
Um dos modelos do recall é o Coliseum 4 bocas (fabricados entre 02 de fevereiro deste ano e 31 de março), para a substituição dos dois pés frontais e do rebite de fixação do defletor. Sogundo a merca, o produto poder tombar caso suporte carga inferior a 22,5 kg.
"Os riscos estão atrelados à possibilidade do fogão tombar e causar lesões leves, médias ou graves. Recomendamos não colocar peso na porta aberta do forno até que o reparo seja efetuado", diz a fabricante em comunicado.
O outro modelo é o Top Machine, fabricado entre 30 de maio de 2015 e 14 de novembro de 2016, para subsitituir o Kit Injetor do Queimador. Segundo a Atlas, o produto apresenta um índice de liberação de monóxido de carbono acima do permitido.
"Os consumidores que possuem o fogão podem ter sintomas de náuseas, mal-estar, enjoos e fraqueza. Recomendamos que não sejam usados os queimadores infra-vermelhos nas laterais do forno até que a substituição dos injetores seja realizada", informou a marca.
Segundo um teste realizado pela Proteste, o modelo Atlas 5 bocas Top Machine detectou 0,27% e 0,47% de liberação de monóxido de carbono, sendo que o máximo permitido pela ABNT para a segurança é de 0,2%.
Os clientes que tenham adquirido os produtos fabricados a partir de fevereiro de 2017 devem entrar em contato com a equipe de atendimento da empresa para verificar se o recall é necessário. Os contatos podem ser realizados por telefone: 0800 707 1696, por chat online: www.atlas.ind.br/pt/apoio-ao-consumidor para chat online ou e-mail: sac@atlas.ind.br
Comentários