As autoescolas de Mato Grosso do Sul terão que cumprir uma série de regras para serem autorizadas a conceder aulas teóricas virtuais, para os alunos. Para isto devem aderir a um sistema credenciado pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito).
As regras foram publicadas hoje (19), no Diário Oficial do Estado. Pode ser feita uma transmissão própria, utilizando o sistema credenciado, com seus equipamentos, estrutura e instrutores, assim como “associada”, quando usa estrutura compartilhada com outras autoescolas.
O candidato precisa demostrar interesse em fazer as aulas virtuais, deve se permitir a validação biométrica facial do instrutor e dos candidatos, na abertura e término das aulas. Possuir a capacidade de integração com o sistema do Detran, para registro das aulas, visando o controle da carga horária por disciplina.
Também deve possuir a ferramenta para auditoria, assim como permitir que o instrutor compartilhe em tempo real o vídeo, áudio e tela, assim como os candidatos visualizarem suas aulas agendadas, com interação em tempo real. Ainda não dispor de manipulação das informações coletadas durante a aula.
É recomendado que o sistema tenha ferramentas de apoio pedagógico ao candidato, como vídeos, exercícios, infográficos, jogos educativos, áudios, imagens, fóruns de discussão e exames simulados.
A documentação vai ser verificada pelo Detran-MS, e caso a autoescola seja credenciada para ministrar estas aulas (virtuais), esta autorização terá validade de 60 dias após o encerramento da pandemia, ou até 2 anos.
Comentários