Brasil

“Barragem” não segura água de chuva e moradores temem desabamento de casas

Uma pequena barragem de aproximadamente 100 metros de comprimento entre um posto de combustível e o casas do Campo Dourado está preocupando alguns moradores. Quando chove forte, a água que deveria ficar contida e drenada para outro local acaba infiltrando pelas paredes das casas. Como o problema é antigo e a maioria das residências já estão abaladas, devido à grande quantidade de consertos que foram feitos, os populares temem que as paredes possam não sustentar e desabar.

Com a forte chuva de quarta-feira (25), o local foi novamente tomado pela água e seis famílias tiveram parte da casa invadida com água e lama. O Dourados News esteve visitando a região e conversou com alguns moradores que relataram o medo.

Ao todo foram seis casas atingidas, dentre elas uma o muro caiu, segundo Jair Baptista Junior,32.

Ele conta que estava tomando café da manhã com a mulher e a filha de cinco anos, quando a esposa saiu e presenciou a água jorrando das paredes e tomadas. No fundo existe uma edícula com três peças, que está com marcas de infiltração na parde.

“Essa foi a primeira vez que isso aconteceu, tem um ano e meio que moro aqui e não tinha acontecido nada do tipo. Quando vimos jorrar água pela parede e tomadas ficamos desesperados, com medo da parede ceder e tudo desabar”, disse o morador.

Ele conta que não teve perdas de bens, apenas a parede que rachou e ficou com marcas de infiltração.

A professora aposentada, Virginia Maria de Belucci, 63 anos, conta que já não usa a edícula que faz fundo com a barragem, com medo de desabar. Nas paredes foram feitos vários reparos, mas sempre que chove forte o problema volta a aparecer.

“Toda vez entra muita água com barro, mas isso a gente limpa o problema é a parede que fica abalada e se continuar assim a com a umidade que compromete a obra pode desabar e fica o sentimento de medo, tanto de estourar e alagar a casa, das árvores que estão na barragem cair é difícil”, desabafou Virgínia

Outro morador que também convive com a preocupação é o autônomo, Onofre Azambuja Paiva, 36 anos que mora com a esposa e duas filhas uma de 15 anos e outra de 03 anos. Ele conta que nos últimos dias, ao perceber a chuva retorna para a casa por conta do medo da barragem fazer novos estragos.

“Toda vez que chove forte acontece isso. Os danos são ter que rebocar a parede por conta da infiltração e nos materiais da despensa. Os azulejos da minha cozinha já estão todos soltos. O problema é que foram aterrando essa barragem e encostou na minha parede. O medo é de estourar a estrutura, então vivemos na insegurança”, comentou.

O agente da Defesa Civil de Dourados, Luiz Sergio Gabriel, conta que o problema é antigo e vem se agravando conforme o volume de chuvas aumentam. Para solucionar o problema o que pode ser feito é arrumar a drenagem da bacia.

“Infelizmente é um problema antigo, toda vez que chove forte e a barragem enche, acontece isso. O que deveria fazer é arrumar uma drenagem da barragem de retenção, uma medida de urgência, a área é particular e não sei dizer quem seria o proprietário. Mas estamos analisando o que pode ser feito e dando apoio as famílias”, pontuou Gabriel.

Os moradores também fizeram um vídeo do local mostrando como fica a área quando ocorrem chuvas fortes, como a de quarta-feira. Nas imagens é possível notar que não a escoamento entre a parte onde existe lama e os muros das casas, assista abaixo.

Comentários