BONITO

Bonito define protocolos de biossegurança para retomar atividade turística em julho

Os segmentos de turismo de Bonito, um dos principais destinos de Mato Grosso do Sul, avançam com muita responsabilidade e rigor no cumprimento os protocolos de biossegurança para retomar as atividades de visitação a partir de julho, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Os procedimentos estão sendo elaborados com o apoio do Sebrae, Sesi (Sistema Fiems) e Fundação de Turismo do Estado (Fundtur-MS).

A abertura dos atrativos, bem como hotéis, pousadas e demais meios de hospedagem foi liberada pela prefeitura a partir de 1º de junho, contudo os empresários do setor estimam que os serviços retomarão gradativamente somente em julho. "Teremos mais um mês de adaptação, para aquisição dos EPIs e treinar o pessoal. Nossa preocupação é com a segurança das pessoas", afirma Gitane Klain, presidente da ABH (Associação Bonitense de Hotelaria).

A ABH e o Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB) já entregaram o protocolo de biossegurança do setor de hospedagem, elaborado pelo Sebrae e consultoria do Sesi. O documento foi aprovado pela prefeitura e disponibilizado aos empresários para cumprimento e adequações. Também com o apoio do Sebrae e Sesi, a Atratur (Associação de Atrativos Turísticos de Bonito e Região) deve fazer o mesmo ao longo da semana.

Recomendações

O documento contém todas as recomendações necessárias para hotéis, pousadas e demais meios de hospedagem readequarem o atendimento durante a pandemia do novo coronavírus. Ele detalha as medidas de atendimento ao cliente, o uso de locais compartilhados, como piscinas, academias, locais de prática esportiva e restaurantes; procedimentos de lavanderia; uso de elevadores; limpeza dos quartos e ambientes, medidas a serem adotadas caso um cliente teste positivo para o Covid-19, entre outros.

O protocolo destaca também todas as medidas de segurança já conhecidas, como disponibilidade de álcool 70% em locais de fácil acesso, uso obrigatório de máscaras para funcionários e clientes, janelas e portas abertas em locais de fluxo de pessoas, demarcações de distanciamento e higienização frequente de objetos compartilhados, como máquina de cartão e cardápios, manipulação de alimentos e uso de espaços coletivos.

Manutenção de empregos

O Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Fundtur-MS, realizou em maio pesquisa de sondagem empresarial para levantar o número de demissões provocadas pela pandemia do coronavírus no setor turístico. De acordo com o levantamento, 71% dos colaboradores registrados antes da quarentena foram mantidos nas empresas. As demissões (29%) equivalem a 566 funcionários.

Comentários