A Comissão da Indústria, Comércio e Turismo, presidida pelo vereador Braz Melo (PSC), realizou na sexta-feira (28), no plenarinho da Câmara de Dourados, reunião sobre a "Desburocratização da Prefeitura com Entidades". Na ocasião, vereadores e representantes discutiram projetos, com a finalidade de facilitar a abertura de empresas no município.
O analista do Sebrae, Ruberlei Bulgarelli, mostrou como funciona a RedeSim, explicando sobre a intenção do sistema, que é diminuir o tempo para a abertura de uma empresa e facilitar o processo. "Faremos uma entrada única de dados, depois os compartilharemos, para que todos interessados tenham acesso, pois a integração das informações possibilita a diminuição de repetições e é bom pra todos", afirmou Bulgarelli.
O tempo médio para abrir uma empresa é de 79 dias, sendo que o sistema diminui esse período para cinco, para situações de grau de risco considerado baixo. O sistema unirá todas as etapas da formalização da empresa, como a Junta Comercial, Sebrae, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria de Fazenda, Meio Ambiente e Prefeitura.
Braz Melo ressaltou que as reuniões são de grande importância para o município e que as ações são para auxiliar os futuros empresários. "A Prefeitura já vem melhorando muito nesse sentido e, com a ajuda do Sebrae, vamos melhorar ainda mais", relatou o vereador.
A comissão também é composta pelo vereador Alan Guedes (DEM), vice-presidente, e Romualdo Ramim (PDT). O vereador Cirilo Ramão (PMDB) e a presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), também participaram da reunião.
Participaram da reunião representantes do Sebrae, Vigilância Sanitária, Imam (Instituto do Meio Ambiente), Seplan (Secretaria de Planejamento), Corpo de Bombeiros, Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento). Ao final do encontro, ficou acordado a realização de um workshop para apresentação e treinamento do sistema RedeSim, com previsão para o próximo mês.
Comentários