A campanha Museum Selfie Day ("dia de selfie no museu", em tradução livre do inglês) será realizada nesta quarta-feira (18) para aumentar o fluxo de visitas aos museus.
Iniciada em 2014, a ideia é divulgar os museus nas redes sociais, por meio da hashtag #museumselfie nos autorretratos, aumentando o engajamento do público e demonstrando ainda que os museus são espaços conectados com o presente.
A campanha é aberta à participação de todos os interessados. Em São Paulo (SP), por exemplo, 19 museus estaduais participam da ação pelo segundo ano consecutivo.
As redes sociais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), como Instagram, Twitter e Facebook, também estarão conectadas e irão compartilhar os melhores cliques. Para acompanhar as imagens, basta clicar na hashtag #museumselfie na sua rede social de preferência.
A criatividade, contudo, não deve colocar em risco o visitante nem as peças que se encontram expostas nos mais diferentes museus. É importante salientar que as instituições museológicas têm regras próprias quanto ao uso de câmeras fotográficas: é importante conhecer a política do museu antes de fotografar.
Mapa dos museus brasileiros
O Ibram tem mapeado cerca de 3,6 mil museus no Brasil – segundo dados da Rede Nacional de Identificação de Museus (Renim). Na plataforma Museus BR, é possível realizar buscas por cidade, estado, temas e tipos de museus – como tradicionais, ecomuseus e mesmo parques, oceanários e jardins botânicos.
Comentários