Brasil

Candidato usa Tinder para conquistar eleitores em MS

Candidato recorreu ao aplicativo de encontros para encontrar seu eleitorado. (Foto/Reprodução) Candidato recorreu ao aplicativo de encontros para encontrar seu eleitorado. (Foto/Reprodução)

Jogo Aberto

Dá match? – O candidato a deputado estadual André Lacerda (PSD) resolveu apelar para o coração dos eleitores e está usando o Tinder, app de encontros, para se aproximar deles. Segundo a coluna de Lauro Jardim, do Globo, o candidato se apresenta como alguém que quer “tocar e transformar vidas" (...) com propostas ousadas".

Prático – O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), optou pela comodidade durante o show da cantora Vanessa da Mata, durante o Festival de Bonito, neste fim de semana. Sentou na primeira fila e levou sua caixa térmica com bebidas enquanto rolava o som. Além da praticidade, também não se sujeitou à oscilação de preços na Praça da Liberdade. Afinal, não está fácil para ninguém.

Oncinha – Se dependesse de Joventino, o filho com Juma Marruá nasceria na maternidade de Campo Grande. O local de nascimento foi tema de diálogo com a onça-mãe no capítulo de sábado. O filho de José Leôncio até tentou, mas Juma já descartou a capital e escolheu como o bebê virá ao mundo: à beira do rio, pelas mãos do Velho do Rio.

Cadê? – Quem costuma frequentar o desfile cívico-militar pode ter notado a ausência de participante assíduo do evento: Sabiá, figura carimbada que perambula pelo Centro de Campo Grande, e sempre acompanhou o trajeto. Com pé enfaixado, teve que assistir da arquibancada. Não desfilou, mas fez questão de marcar presença.

Lúdico - Durante o desfile cívico-militar, servidores da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) levaram figuras emblemáticos às ruas: o Zé Gotinha, o cachorro e o gato do Castramóvel, e uma alegoria do mosquito da dengue. Os personagens até animaram a criançada, com exceção do inseto, que fez alguns dos pequenos se esconder atrás dos pais.

Pandemia – A passagem desses servidores ainda foi barulhenta, acompanhada de buzinaço e banda musical. Mas, em homenagem aos 19 servidores da Saúde, mortos pela covid-19, os profissionais pediram um minuto de silêncio. Antes, o nome dos profissionais foi lido pelo locutor.

No gibi - Para homenagear Campo Grande, o vereador Ronilço Cruz (Podemos) entregou panfleto com quadrinhos e caça-palavras durante o desfile. Detalhe: o personagem principal é ele, o “Guerreirinho”, e o texto é sobre o hino da Capital, pontos turísticos, incluindo na lista a Gibiteca, projeto de autoria dele, no Bairro São Francisco, para estimular a leitura.

Animação - Quem não tinha banda durante o desfile de aniversário, apelou para outros recursos. Os funcionários do grupo Pereira tinham como “puxador” um locutor de caminhão de som, grito de guerra ensaiado e roupas coloridas, tudo para chamar atenção do público.

Turismo - Nesta segunda-feira, agenda dos candidatos é dominada por entrevistas. André Puccinelli (MDB) e Capital Contar (PRTB) participam de programas de rádio e sites e, à tarde, recebem propostas e recomendações para o desenvolvimento do turismo em MS. Já Marquinhos Trad (PSD), além de conceder entrevistas, grava programa eleitoral e apresenta plano de governo a apoiadores das regiões de Campo Grande.

Reuniões - A candidata do PT, Giselle Marques, grava programa eleitoral, concede entrevista a um programa de TV; também estará no lançamento da Ouvidoria da Mulher no TRE-MS, participa de reunião no Monte Castelo e lança comitê cultural na sede do partido. Eduardo Riedel (PSDB) dá entrevistas para rádios, faz caminhada, reúne-se com apoiadores e visita missão salesiana. Rose Modesto (União Brasil), Magno Souza (PCO) e Adonis Marcos (Psol) não enviaram agenda até fechamento desta coluna.

Comentários