Convocação expedida pelo juiz José Domingues Filho para representantes do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil, de partidos políticos e coligações partidárias informa que os procedimentos de carga, lacração e conferência das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2020 de Dourados serão realizados nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6), das 8h às 19h.
De acordo com publicação oficializada na edição de 31 de outubro do Diário Oficial do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), a cerimônia vai ocorrer na sede do Cartório da 43ª Zona Eleitoral, situado na Rua Montese, número 435, no Jardim Londrina.
“Da data posterior à preparação, até a data de entrega aos presidentes de mesa, das 8h às 18h, as urnas poderão ser ligadas, no local onde estiverem armazenadas, para verificação, a pedido da STI”, detalha o magistrado.
Ainda segundo o juiz, de 9 a 14 de novembro, das 8 às 18h30, na sede do Cartório da 43ª Zona Eleitoral, serão efetuados os procedimentos de entrega de materiais de votação/justificativa e urnas de votação aos presidentes das mesas receptoras de votos deste município, a serem utilizados no pleito de 15 de novembro.
Será a ocasião em que a urna será ligada, para conferência, na presença do presidente de mesa da seção respectiva. “Constatada necessidade, no período acima referido, será realizada nova preparação e lacração de urnas de votação e contingência com o fim de substituir as que apresentarem defeito por ocasião da entrega aos mesários”, pontua.
Já no próximo dia 14 de novembro, a partir das 14h, haverá a realização do procedimento que visa comprovar que as urnas eletrônicas destinadas às eleições municipais estão zeradas, ou seja, sem qualquer voto computado.
Conforme o Edital nº 53/2020, a liberação do Sistema de Gerenciamento da Totalização – SISTOT e a realização do procedimento de emissão do relatório Zerésima, com a finalidade de comprovar a inexistência de voto computado no sistema, vão ocorrer no Cartório Eleitoral de Dourados.
As eleições municipais deste ano terão o primeiro turno realizado no dia 15 de novembro. Apenas municípios com mais de 200 mil eleitores realizam segundo turno, nos casos em que o primeiro colocado na disputa majoritária não obtém mais de 50% dos votos válidos.
Comentários