Pela primeira vez um promotor de Justiça ocupará o cargo de Procurador-Geral de Justiça em Mato Grosso do Sul. Com 0% de abstenção, a eleição para o cargo máximo do Ministério Público Estadual para o biênio 2020-2022 foi encerrada na tarde de sexta-feira (3/4).
O promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda obteve 191 votos; Paulo César Zeni, 120 votos; Ricardo de Melo Alves, obteve 107; e Ricardo Rotunno, 54 votos. Houve apenas um voto nulo. Assim, saiu a lista tríplice dos mais votados e um deles será escolhido pelo Governador do Estado.
A votação ocorreu pelo Sistema de Eleição Eletrônica, trazendo segurança e agilidade aos Membros, que receberam todo o suporte tecnológico para garantir o seu voto. Essa foi a medida adotada pelo MPMS em virtude da pandemia da COVID-19.
O resultado da eleição foi divulgado pela Comissão Eleitoral presidida pelo Procurador de Justiça Sérgio Luiz Morelli e composta também pelos Procuradores de Justiça Hudson Shiguer Kinashi; Mauri Valentim Riciotti; Irma Vieira de Santana e Anzoategui; e Olavo Monteiro Mascarenhas.
Os trabalhos do processo eleitoral foram secretariados pela Secretária-Geral do MPMS, Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa.
Para garantir a legitimidade da eleição, o processo todo envolveu um auditor e técnicos especialistas em Inteligência, Segurança de Dados e Tecnologia da Informação.
A votação encerrou às 17 horas, com a divulgação imediata do resultado.
Comentários