Famílias que acabaram de entrar no programa Bolsa Família devem, primeiramente, ativar o cartão enviado pelos Correios.
Após esse passo, poderão retirar o dinheiro repassado mensalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Para ativar o cartão, o responsável familiar deve ligar gratuitamente de qualquer telefone, fixo ou celular, para o número 0800 726 0207, solicitando o desbloqueio e a liberação para o cadastramento da senha. Em seguida, é preciso ir a uma lotérica para assinar o termo de responsabilidade de guarda do cartão.
Nesse momento, também será cadastrada a senha do beneficiário, caso tenha sido feita a liberação prévia por telefone.
Depois do cadastramento, o atendente passará o cartão no terminal eletrônico para ativá-lo. Também é indispensável apresentar um documento de identificação para realizar o procedimento.
A ativação do cartão e cadastramento da senha também podem ser feitos diretamente em qualquer agência da Caixa.
Ao entrar no programa, a família recebe uma correspondência informando que foi selecionada. O prazo para entrega dos cartões, emitidos pela Caixa, é de 30 a 45 dias.
Nesse período, o beneficiário pode sacar o dinheiro por meio de guia bancária apresentando documento de identificação em qualquer agência da Caixa.
A diretora do Departamento de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social, Caroline Paranayba, alerta que é proibida qualquer cobrança de taxas ou venda dos cartões. Ela ressalta ainda a importância de manter as informações do Cadastro Único sempre atualizadas.
Como e onde sacar
Os pontos disponíveis para saque do benefício com o cartão são os terminais eletrônicos da Caixa, correspondentes Caixa Aqui e lotéricas.
Se estiver sem o cartão, basta comparecer a qualquer agência da Caixa levando documento de identificação.
Para saber o dia em que é possível retirar o dinheiro, deve-se observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão.
No primeiro dia, recebem as famílias com NIS de final 1. No segundo dia, os cartões terminados em 2, e assim sucessivamente.
Os recursos ficam disponíveis para saque durante 90 dias. O calendário de pagamento pode ser consultado no site do ministério. Na página da pasta no Facebook também é possível conferir o dia de saque.
Comentários