A consultoria Céleres projetou aumento de 2,3% na área destinada para cultura da soja no Brasil na safra 2015/16 em comparação com o ciclo anterior. Ao todo, 32,2 milhões de hectares devem ser reservados para cultivo da oleaginosa.
Esta foi a primeira previsão divulgada pela Céleres. O estudo ainda indicou nono aumento consecutivo da área destinada a cultura.
Já a produtividade da soja deve chegar a 3,02 toneladas por hectare, ou seja, 1,2% menor do que na safra 2014/15.
O levantamento revela ainda que devido ao atraso das vendas do milho inverno e da liberação dos recursos subsidiados, parte dos produtores ainda não adquiriu o pacote tecnológico para a próxima safra, logo, além de fatores climáticos, o grau de tecnologia a ser utilizado em 2015/16 deve impactar nos ajustes dos nossos números de produtividade daqui para frente.
Por fim, a consultoria Céleres revela que a previsão de produção para a safra 2015/16 será de 97 milhões de toneladas, com avanço de 1,2% na comparação com a safra anterior.
"A depender do favorecimento das condições climáticas, não seria improvável que a produção brasileira em 2015/16 chegue, finalmente, a marca dos 100 milhões de toneladas", indicou o estudo.
Comentários