Com a lei 13.290/2016 todos os veículos devem transitar em rodovias com o farol de luz baixa aceso durante o dia, mas, a medida parece ainda não contar com boa adesão dos motoristas. De acordo com levantamento realizado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), em Mato Grosso do Sul já são 504 multas efetuadas por conta dessa infração.
De acordo com os dados, a polícia passou a fazer essa autuação no dia 08 de julho e até o dia 12 de julho o total chegou ao apontado.
A data que mais contou com autuações foi o dia 11, segunda-feira, com 187 autuações, seguido do dia 12 com 127.
Em todo o país, em quatro dias o total de multas chegou a aproximadamente 12 mil. Os dados foram divulgados na terça-feira (12) pela PRF e correspondem ao período de 08 a 11 de julho.
A lei
Desde sexta-feira (08), é obrigatório andar com os faróis acesos, mesmo durante o dia, em estradas. O descumprimento é considerado infração média, com 4 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13, que passará para R$ 130,16 em novembro próximo.
A exigência do farol aceso de dia nas estradas foi sancionada no fim de maio pelo presidente em exercício Michel Temer, mas ele vetou a validade imediata e deu prazo de 45 dias para que entrada em vigor, "para os cidadãos se adaptarem às novas regras".
Comentários