Excesso de chuva nos últimos dias em Mato Grosso do Sul tem causado prejuízos a diversas cidades. Em Bonito, principal destino de ecoturismo do estado, passeios foram suspensos. Em Bela Vista, famílias estão desalojadas. Em Caracol foi decretada situação de emergência por causa dos estragos principalmente em áreas rurais.
Em Três Lagoas, ruas ficaram alagadas e parte do teto de uma escola cedeu. Houve enchentes também em Bataguassu e a rodovia BR-267 ficou praticamente intransitável. Dourados e Ponta Porã também registraram danos.
De acordo com o secretário municipal de Turismo de Bonito, Augusto Barbosa Mariano, choveu no município, nos últimos 12 dias, mais de 400 milímetros. "A média histórica para a março, desde quando a medição começou a ser feita, em 1981, era de 170 a 200 milímetros, com picos de 270, mas só de segunda a quarta-feira foram 260 na nascente do rio Formoso", explica.
Conforme o secretário, o excesso de chuva prejudica atrativos às margens dos rios Formoso, Mimoso, Anhumas e do Peixe, estando, até a publicação desta reportagem, ao menos sete passeios temporariamente suspensos.
Augusto Barbosa Mariano explica ainda que a reabertura depende da baixa das águas e do volume de chuva nos próximos dias não só na cidade, mas também nas cabeceiras dos rios.
Bela Vista
Rio Apa transbordou — Foto: Reprodução/TV Morena
Na cidade que fica na fronteira com o Paraguai, o rio Apa transbordou e 18 famílias que moram perto tiveram que deixar suas casas. Conforme o coordenador de Defesa Civil do município, Oraldino Centurião Ferreira, essas pessoas estão em casas de parentes, apesar de três abrigos públicos terem sido disponibilizados.
O músico Augusto dos Santos é uma das pessoas que teve a casa invadida pelas águas e resume o excesso de chuva. "Esse ano foi forte demais".
Caracol
Em Caracol, foi decretada situação de emergência quarta-feira (20). Conforme a prefeitura, houve quedas de barreiras, buracos em estradas, problemas em pontes, erosão em estrada e alagamentos em vários pontos do município.
Por causa dos problemas nas estradas, moradores ficaram ilhados e os estudantes estão sem aulas no período vespertino.
Estrada de Caracol danificada pela chuva — Foto: Reprodução/TV Morena
Três Lagoas
Em Três Lagoas, ruas e casas ficaram alagadas. Árvores caíram e uma delas sobre o telhado da Escola Municipal Maria Lurdes Lopes.
Segundo a direção do colégio, no momento em que o teto desabou era horário de aula, 25 crianças estavam na sala e ninguém se feriu.
Comentários