Unha, para estar bonita, não precisa necessariamente de cor, mas sim de saúde, e para provar que as mãos podem ficar lindas sem esmalte, consultamos as especialistas Valquíria Pacheco, manicure do Club Capelli, e Lene Alves, do Fino Capelli, que dão cinco dicas para manter a saúde e a beleza das unhas.
Cutícula
Valéria explica que as cutículas tendem a ficar mais ressecadas nas temporadas mais quentes. Além disso, o cloro da piscina pode deixar as unhas quebradiças e causar desfolhamentos.
Para evitar esse problema, o ideal é manter todo o corpo hidratado. Beber seis copos d’água por dia é o mínimo. Você ainda pode completar bebendo sucos naturais, fonte de vitaminas e sais minerais que fortalecem as unhas - indica Lene.
Agressões externas
Lavagens sucessivas e manuseio de produtos químicos sem proteção também ressecam muito a pele e a unha. O hidratante torna-se, então, indispensável:
A cada 15 dias é necessário realizar uma esfoliação seguida de uma hidratação mais intensa, de preferência sem esmaltes para diminuir o ressecamento.
Hidratação
Valquíria recomenda também ceras nutritivas para manter a hidratação das cutículas. Segundo ela, as ceras são à base de óleo, mas não deixam as mãos com aspecto oleoso e podem ser usadas por cima do esmalte:
A cera deve ser aplicada três vezes por dia para evitar o surgimento daqueles cantinhos brancos.
Fortalecimento
Para quem sofre com as unhas fracas, o óleo fortalecedor não pode faltar.
Passe-o nas unhas antes de pintá-las para que o óleo entre em contato direto com a unha, estimulando a produção de queratina para fortalecê-la - ensina, Valquíria.
Unhas amarelas
Para a unha não amarelar, devido à exposição ao sol, sal, cloro, resíduos de protetor solar, óleos e cremes hidratantes, Lene indica a utilização de bases de unha impermeabilizantes, e ressalta que os esmaltes escuros contribuem para o amarelamento.
As manicures aconselham ainda a lixar e fazer as unhas toda semana, com esses cuidados ocasionalmente, para que elas cresçam mais fortes e saudáveis.
Comentários