Aplicativos falsos do WhatsApp serão bloqueados automaticamente da loja de apps do Google. A mudança foi destacada por Will Cathcart, diretor do WhatsApp, na última semana.
Em várias publicações no Twitter, o executivo afirmou que a empresa ampliou os recursos de segurança da plataforma e reforçou que "nunca é uma boa ideia" baixar versões falsas ou modificadas do WhatsApp — programas do tipo geralmente oferecem recursos extras|.
Como o Google faz o bloqueio O Google Play Protect, sistema que analisa a segurança dos aplicativos para o Android, está detectando e desativando de modo automático programas falsos e maliciosos envolvendo o WhatsApp, de acordo com o executivo. E isso antes que eles sejam baixados pelos usuários. Segundo o chefe do WhatsApp, a equipe de segurança do serviço descobriu um malware (programa malicioso) oculto no aplicativo "Hey WhatsApp", de um grupo de desenvolvedores chamado "HeyMods".
"Esses aplicativos prometiam novos recursos, mas eram apenas uma farsa para roubar informações pessoais armazenadas nos telefones das pessoas. Compartilhamos o que encontramos com o Google e trabalhamos com eles para combater os aplicativos maliciosos", acrescentou.
Nas publicações, Cathcart ainda pediu que usuários da plataforma avisem a amigos e familiares sobre os riscos de se usar as versões modificadas do programa original: "Incentive-os a usar apenas o WhatsApp de uma loja de aplicativos confiável ou diretamente do nosso site.".
"Proibidões" do WhatsApp
Essa não é a primeira iniciativa do grupo Meta (também dono do Facebook e do Instagram) para coibir o uso de aplicativos que imitam o WhatsApp. A empresa já anunciou publicamente que usar programas que não sejam o oficial viola os Termos de Serviço da companhia. Sendo assim, a pessoa pode ter sua conta banida do WhatsApp. Apps populares como GB WhatsApp e WhatsApp Plus chegaram a ser citados pela companhia como proibidos. Por que os clones do WhatsApp fazem sucesso Para alguns usuários, o WhatsApp possui recurso limitados. E, para abocanhar essa gama de insatisfeitos, programadores de software anônimos passaram a criar apps piratas a partir da versão oficial.
Comentários