Com o comércio paraguaio reaberto há 8 dias, Exército do país vizinho reforçou a segurança na linha internacional de fronteira com Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, para barrar a entrada de brasileiros. O reforço de militares ocorre após imagens que circulam redes sociais mostrarem a facilidade de brasileiros entrarem no Paraguai.
O desembarque de mais soldados em Pedro Juan ocorreu nesta terça-feira. O país vizinho mantém arame farpado na avenida que divide as duas cidades.
Com a reabertura do comércio, os empresários atendiam clientes brasileiros pela internet e entregavam as mercadorias na linha de fronteira, no entanto, a medida foi proibida, na tentativa de barrar a proliferação do coronavírus. Isso gerou revolta dos comerciantes, que fizeram manifestos na fronteira.
Se depender da medidas sanitárias paraguaias a economia ainda irá continuar sob pressão da pandemia. A grande maioria dos consumidores de Pedro Juan sempre foi formada por brasileiros. Por causa disso, o comércio paraguaio enfrenta sérios problemas.
De acordo com boletim do Ministério da Saúde do Paraguai divulgado nesta terça-feira (2), o país tem 1013 casos confirmados de covid-19 e 11 mortes.
Comentários