Segundo novo levantamento feito pela Secretaria Judiciária do Tribunal de Justiça, este último mês de agosto atingiu uma marca histórica em relação ao número de processos julgados e distribuídos. Além de serem analisados mais processos do que distribuídos, tal fato fez com que o 2º Grau do TJMS fechasse o mês com o menor acervo do ano.
De acordo com o relatório, foram distribuídos 9.724 processos. Os processos julgados, por sua vez, atingiram o número de 10.044 processos, o que representa um percentual de julgamento de 102,88%.
Os julgadores de Câmaras e Seções ultrapassaram ainda o percentual da Meta 1 CNJ para o mês em questão, chegando a 103,44%, e no acumulado do ano chegaram à marca de 101,4%. Importante lembrar que a Meta 1 prevê que o julgador deve julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos, excluídos os suspensos no ano corrente.
Desses processos julgados, 7.615 foram de forma virtual, enquanto 1.015 presencial. Para tanto, foram 22 sessões realizadas ao longo do mês, nas quais ocorreram um total de 108 pedidos de sustentação oral.
Com esse volume de julgamento, o 2º grau atingiu o menor acervo do ano e o menor número de processos conclusos, 12.895 processos e 6.804 processos, respectivamente.
Portanto, apesar do recorde de processos distribuídos, a Distribuição de 2º grau se mantém em dia, principalmente em razão do estudo de prevenção e da distribuição ser totalmente automatizada, realizada pelo sistema SAJ-SG5, após a conferência do cadastro pelos servidores do setor responsável.
Comentários