Brasil

Com vitória, seleção está classificada para o Grupo A

O primeiro objetivo foi cumprido na quarta-feira, com a classificação para o mata-mata. E o segundo foi plenamente estabelecido neste domingo, na Arena do Futuro. Dominando Montenegro, medalha de prata em Londres 2012 e já eliminado na Rio 2016, as meninas do Brasil venceram por 29 a 23 e confirmaram o primeiro lugar no Grupo A da Olimpíada.

Com o resultado, o handebol feminino não precisa se preocupar com o jogo da Noruega, que mais tarde encara a Romênia, já que venceram as bicampeãs olímpicas na estreia e o confronto direto é o primeiro critério de desempate.

Nas quartas de final, já nesta terça-feira e em busca de uma medalha inédita, o time pega o quarto colocado do Grupo B, no momento a Holanda. Com a definição da última rodada neste domingo, é bem possível que as holandesas sejam confirmadas como rivais da seleção, mas o equilíbrio extremo da competição pode colocar a Suécia, hoje terceira, também no caminho. O horário do confronto ainda será divulgado pela Rio 2016.

A vitória veio mais uma vez com grande atuação da goleira Babi e da central Ana Paula. Com uma defendendo quase 50% das bolas e a outra bem no ataque, o Brasil esteve à frente do placar em todo o duelo. Assim como fez em Londres 2012, o país encerra a primeira fase com o primeiro lugar de seu grupo e quatro vitórias em cinco duelos, confirmando o favoritismo e deixando para trás as dúvidas de quando Morten Soubak optou por ficar em uma chave considerada da "morte", com três campeões mundiais e dois medalhistas olímpicos.

Precisando de uma vitória simples para avançar ao mata-mata em primeiro, o Brasil começou o jogo acelerado, sem dar chances para Montenegro. Com cinco minutos, a seleção vencia por 5 a 1, com dois gols de Ana Paula, dois de Alê e mais um de Fernanda. Lá atrás, Babi iniciava a partida realmente como um paredão, defendendo quase tudo. Aos poucos, as montenegrinas, mesmo eliminadas, passaram a oferecer mais resistência, e diminuíram para 6 a 4 com dois gols de Mehmedovic, aos 11 minutos. Só que a força das rivais durou pouco e com Ana Paula chegando ao terceiro gol, o Brasil voltou a colocar margem: 9 a 5.

Medalha de prata em Londres 2012, Montenegro nem de longe chegou ao Rio com a mesma qualidade técnica. Se há quatro anos já haviam perdido para o Brasil na primeira fase, a equipe europeia passou o primeiro tempo todo atrás, correndo em busca do placar. Com 25 minutos, a seleção brasileira mantinha a ponta com três gols e tinha 12 a 9. Administrando o marcador, as meninas foram para o intervalo vencendo por 12 a 10 e mais perto do primeiro lugar no grupo, o que teoricamente facilita o cruzamento nas quartas de final.

O segundo tempo não começou diferente. Mesmo girando o time e dando rodagem para jovens como Tamires, a seleção mantinha a boa vantagem e com seis minutos vencia por 16 a 12. Em contra-ataque, Fernanda recebeu de Babi e com arremesso de efeito colocou mais um de frente. Ao contrários das demais partidas, a seleção dividiu melhor os gols, e Tamires tinha três, assim como Fernanda chegava a quatro. Lá atrás, a goleira Babi seguia fazendo defesas incríveis, como quando parou Bulatovic cara a cara. Na metade do segundo período, o time liderava por 21 a 16.

Na segunda metade do período, as montenegrinas chegaram a ensaiar uma reação, mas novamente pararam nas defesas de Babi. Cada bola que ela parava a Arena do Futuro ia ao delírio. Faltando cinco minutos para o fim do jogo, a seleção dominava tecnicamente e liderava por 26 a 22. Atropelando na reta final da partida, as meninas levantaram o público, que mais uma vez cantou "O campeão voltou". E parece ter voltado mesmo: 29 a 23.

Comentários