SAÚDE & BEM-ESTAR

Como saber se meu filho tem sinais de TDA/H?

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Segundo a Psicopedagoga, mestre em Psicologia “ Luciane Sperafico ” explica sobre como identificar o (TDAH) Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade na infância.  É, portanto uma patologia que afeta significativamente a saúde mental e a qualidade de vida de crianças e adolescentes em fase escolar.

Reconhecido pela (OMS) organização mundial de saúde, o TDAH é descrito como uma alteração comportamental, de bases neurobiológicas, caracterizado primariamente por três sintomas: a falta de atenção, excesso da atividade motora ou hiperatividade e a impulsividade. Além disso, é um distúrbio comum, de alta prevalência e acarreta prejuízos relevantes ao longo da vida.

O TDAH é um distúrbio genético, neurobiológico, caracterizado pelos sintomas de desatenção acentuada, hiperagitação motora e excessiva impulsividade. Envolve graves alterações no conjunto das habilidades psicossociais e laborais do indivíduo, manifesta-se com sintomas mais evidentes na desatenção, além das alterações cognitivas apresentadas desde a infância.

O Diagnóstico deve ser realizado por um profissional capacitado, além da avaliação clínica realizado com um Psicopedagogo/Neuropedagogo, na área da Psicologia.

As informações escolares sobre o processo de aprendizagem e as dificuldades apresentadas são importantes para avaliações clínicas, no entanto, é fundamental enfatizar que somente o médico especializado poderá fazer o diagnóstico clínico e indicar o uso de medicação. Ao profissional da educação cabe conhecer sobre o transtorno e suas dificuldades para uma possível intervenção associada ao tratamento clínico. Neste sentido, saber acerca de características e sintomas que podem ser observados por pais e professores desde a infância e, inclusive no primeiro ano de idade, é fundamental para que os cuidadores busquem auxílio precoce.

 

 

 Tais características são apresentadas a seguir:

Lactente

 

“Bebê difícil”, insaciável, irritado, de difícil consolo, maior prevalência de cólicas, dificuldades de alimentação e sono.

Pré – escolar

 

Atividade aumentada ao usual, dificuldades de ajustamento, teimoso, irritado e extremamente difícil de satisfazer.

Escola elementar

 

Incapacidade de colocar foco, distração, impulsivo, desempenho inconsistente, presença ou não de hiperatividade.

Adolescência

Inquieto, desempenho inconsistente, sem conseguir colocar foco, dificuldades de memória na escola, abuso de substância, acidentes.

 

O TDAH pode ser dividido em três tipos básicos tendo como base os sintomas apresentados pelo indivíduo. São tipos de TDAH:

TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;

TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade;

TDAH combinado.

O tratamento de crianças e adolescentes com TDAH baseia-se na intervenção multidisciplinar envolvendo profissionais das áreas médicas, saúde mental e pedagógica, em conjunto com os pais. O tratamento para o TDAH é feito com ajuda de medicamentos e terapia.

Déficit de Atenção com Hiperatividade

Sinais aos quais os pais devem ficar Atentos:

*1-As crianças com TDAH perdem facilmente o foco das atividades quando há algum estímulo do ambiente externo, como barulhos ou movimentações. Elas também se perdem em pensamentos “internos” e chegam a dar a impressão de serem “avoadas”. Essas distrações podem prejudicar o aprendizado, levando o aluno a ter um desempenho muito abaixo do esperado.

*2-Perder coisas necessárias para as tarefas e atividades, tais como brinquedos, obrigações escolares, lápis, livros ou ferramentas, é quase uma rotina. A criança chega a perder o mesmo objeto diversas vezes e esquece rapidamente do que lhe é dado.

*3-Impaciente, não consegue manter a atenção por muito tempo. Por isso tem dificuldade em terminar a tarefa escolar, pois não consegue se manter concentrada do começo ao fim, e acaba se levantando, andando pela casa, brincando com o irmão, fazendo desenhos...

*4-Traço típico da hiperatividade, é comum que mãos e pés estejam sempre em movimento, já que ficar parado é praticamente impossível. A criança acaba se levantando toda hora na sala de aula e costuma subir em móveis e em situações nas quais isso é inapropriado. Para os pais, é como se o filho estivesse “ligado na tomada”.

*5-Existe grande dificuldade em participar de atividades calmas e em silêncio, mesmo quando elas são prazerosas. Em vez disso, preferem brincadeiras nas quais possam correr e gritar à vontade. Por isso costumam ser vetados de algumas festas de aniversário ou passeios escolares.

*6-Tendem a ser impulsivas e não conseguem esperar pela sua vez em filas de espera em lojas, cinema ou mesmo para brincar. É comum ainda que não esperem pelo fim da pergunta para darem uma resposta e que cheguem a interromper outras pessoas.

*7-Distraída e sem conseguir prestar atenção na conversa, dificilmente consegue se lembrar de um pedido dos pais ou mesmo de uma regra da casa. A sensação que se tem é a de que ela vive “ no mundo da lua”. É comum, portanto, que os pais acabem repetindo inúmeras vezes a mesma coisa para a criança, que nunca se lembra do que foi dito.

*8-A criança com TDAH não tem paciência nem para concluir um pensamento. Assim, ela acaba agindo sem pensar e chega a ser impulsiva e explosiva em alguns momentos. Os rompantes podem ser vistos, por exemplo, durante brincadeiras com os demais colegas que culminem em brigas ou discussões.

O tratamento acompanhado pela especialista inclui, orientação à família e à equipe escolar. O tratamento multidisciplinar, incluindo o atendimento psicopedagógico e intervenção Neuropsicológica com habilitação “Luriana” e o treinamento cognitivo Cogmed (memoria operacional), desempenha, portanto, um papel importante na qualidade de vida e no desenvolvimento das crianças e jovens com o transtorno, por amenizar os impactos negativos no ambiente escolar, além de refletir positivamente na vida dos pacientes. Vale salientar, nesse ponto, que um tratamento adequado é fundamental não só para a melhoria dos sintomas do indivíduo como também do seu relacionamento com outras pessoas.

O profissional de saúde deve educar a família sobre o transtorno, através de informações claras e precisas, a fim de que aprendam a lidar com os sintomas dos seus filhos.

Durante a idade escolar, as crianças com TDAH apresentam maior probabilidade de repetência, evasão, baixo rendimento acadêmico e dificuldade emocionais e de relacionamento social, e pessoas que apresentam sintomas de TDAH na infância têm uma maior probabilidade de desenvolver problemas relacionados com comportamento.

Intervenções no âmbito escolar também são importantes “diz a especialista”, e muitas vezes, é necessário um acompanhamento psicopedagógico centrado na forma do aprendizado, como por exemplo, nos aspectos ligados à organização e ao planejamento do tempo e das atividades.

É também necessário dizer que o não tratamento pode trazer consequências graves para a vida de um indivíduo. De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção “[...] há inúmeras pesquisas mostrando que o TDAH está associado ao fracasso acadêmico, abandono escolar, acidentes de trânsito, uso de drogas e álcool, divórcio, entre outras situações negativas na vida adulta”.

Assim sendo, ao perceber-se os sintomas aqui abordados, é fundamental a procura por ajuda especializada.

O texto foi esclarecedor? Se ainda restaram dúvidas ou se você deseja realizar uma avaliação Psicodiagnóstica, agende uma consulta conosco!

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Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”

*Mestre em Psicologia

* Psicanalista

* Hipnoterapeuta

* Formação em Psicologia Positiva

* Psicopedagoga

* Especialista em Neuropsicologia

* Pedagoga

* Neuropedagoga

* Formação Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica “Luriana”

*Atualização em Mindfulness  

* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo

* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental

* Screener da Síndrome de Irlen

*Analista Comportamental DISC pela SLAC

*Coach de Carreira &Coach Vocacional

*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU

*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional

*Formação em Terapia do Esquema

 

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