Com o passar dos anos, a prática de aplicar golpes financeiros aumentou, pois as formas de realizar as fraudes se tornaram cada vez mais fáceis, seja por correspondência, e-mail, lojas virtuais falsas e muitas outras possibilidades.
Devido à praticidade do seu uso, o boleto é uma das formas de pagamento mais utilizadas e, por isso, um pouco suscetível para aplicação dos golpes.
O golpe do boleto consiste em, basicamente, falsificação de uma cobrança, fazendo com que o dinheiro caia diretamente na conta do golpista e não para a empresa que a qual a cobrança é originada.
Atualmente, com a facilidade da geração de boleto grátis por pessoas físicas e MEIs, muitos aproveitam para aplicar as fraudes, porém, existem formas de reconhecer um boleto falso e, para ajudá-lo nisso, preparamos algumas dicas. Confira!
Como saber se o boleto é falso?
Existem três pontos principais que você pode conferir em um boleto antes de efetuar o pagamento. Lembre-se desses pontos sempre que não tiver segurança e certeza sobre a fatura.
Os pontos são:
A origem do boleto
Ao receber um boleto online, você deve checar sua origem, ou seja, verificar se:
Esses são detalhes essenciais que você pode perceber de forma imediata ao recebimento.
Os dados do boleto
Antes de realizar o pagamento, também é importante conferir os dados do beneficiário (empresa ou pessoa que receberá o dinheiro).
Certifique-se de o que itens como nome, CNPJ/CPF, contato e endereço estão corretos e, se possível, fique atento aos erros de português: os erros gramaticais podem ser verificados no boleto inteiro, não somente onde se encontra o beneficiário.
Muitos erros pode significar que o boleto de cobrança não é verdadeiro.
O código de barras
Você já deve ter notado que, para realizar o pagamento de um boleto, são necessários vários números junto ao código de barras, que possuem alguns significados.
Vamos explicá-los agora para que você consiga identificar um boleto falso:
O que fazer ao receber um boleto falso
Ao receber um boleto e restar dúvida quanto à sua falsidade ou autenticidade, entre em contato com a empresa que enviou a fatura, aquela para qual você realmente deve, certo?
Certifique-se de que ela realmente o enviou e peça uma segunda via para, de fato, realizar o pagamento.
Se você só descobriu a falsificação após pagar o boleto, notifique o seu banco imediatamente, pois o pagamento pode ainda estar pendente e ser cancelado a tempo. A compensação leva de um a três dias úteis, por isso é possível conseguir recuperar o dinheiro.
Caso tenha identificado um boleto falso, o banco destinatário também precisa ser notificado para poder realizar um bloqueio preventivo e evitar que o golpista acesse o valor pago.
Em seguida, realize um boletim de ocorrência, o qual você consegue fazer pela própria internet e servirá como uma prova documental, principalmente para quem pagou um boleto falso e precisa recuperar o dinheiro.
Ao contatar o banco destinatário que consta no boleto, não deixe de tirar suas dúvidas e questionar quais outras atitudes pode tomar para ajudar a solucionar o problema.
Como evitar cair em fraudes
Assim, sempre que não tiver certeza da origem do boleto ou desconfiar de algum site de compra, busque o nome da empresa na internet e confira o que as demais pessoas falam a respeito dela.
Sites de reputação, como o Reclame Aqui, são uma boa fonte de informação.
Comentários