A Energisa informou via assessoria de imprensa que a previsão para restabelecer a energia elétrica na região do Jardim Caramuru, em Dourados, é de até o fim da tarde desta terça-feira (3/12). No cruzamento das ruas João Vicente Ferreira com a dos Missionários, uma seringueira de grande porte caiu e deixou várias pessoas sem luz pela manhã.
Conforme a concessionária, o trabalho no local é complexo diante da quantidade de galhos e o tamanho da árvore. As ações são realizadas junto da Defesa Civil do Município e o Corpo de Bombeiros.
“A Energisa explica que desde a manhã desta terça-feira (03), 09h26, está trabalhando em parceria com a equipe da Defesa Civil no local onde caiu uma árvore de grande porte (figueira) em Dourados, no cruzamento da rua dos Missionários com João Vicente Ferreira. A complexidade do trabalho envolve a remoção das partes da árvore de grande porte para possibilitar a reconstrução da rede elétrica com segurança. No início da tarde, 13h02, foi livrado parte da árvore da rede elétrica, ficando 35 clientes interrompidos. A previsão é que até 17h seja totalmente restabelecida a energia”, diz a nota encaminhada ao Dourados News.
A concessionária também reforça a necessidade de manter a vegetação longe da rede elétrica como medida de segurança para todos.
“E o cuidado deve começar desde o plantio das árvores, observando a distância correta em relação à rede de energia elétrica. Além de observar a altura e o raio da copa que a árvore vai atingir na fase adulta, é importante ter a preocupação com a raiz, que poderá ocasionar a quebra da calçada e, também, as flores e folhas poderão deixar o chão escorregadio”.
No escuro
Com a queda da seringueira de grande porte, vários postes e cabos ficaram danificados e deixaram dezenas de imóveis no ‘escuro’.
Há também problemas com o fornecimento de internet e TV’s por cabeamento.
Moradora próximo ao local onde ocorreu o fato desta manhã, Maria Terezinha Coelho, disse estar preocupada com os mantimentos que adquiriu recentemente e os mantém na geladeira.
“Fui ao mercado no fim de semana e estou com carnes, sorvetes e vários produtos no congelador. Não sei o que fazer se a energia não retornar”, contou ao Dourados News nesta manhã.
Outros populares também questionaram o tempo que ficariam sem energia. Na região há imóveis residenciais e comerciais, além de clínicas.
Queda de seringueira
A seringueira que caiu nesta manhã ficava no cruzamento das ruas dos Missionários e a João Vicente Ferreira, próximo ao Hospital da Cassems.
A árvore fazia parte do Patrimônio Histórico Municipal desde 2010, porém, devido aos problemas e risco que apresentava junto a comunidade, a Lei foi revogada em dezembro de 2021, após projeto do vereador Fábio Luis (Republicanos) aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Alan Guedes (PP).
Por volta de 9h30 de hoje, ela tombou. Sob a árvore havia veículos que tiveram perda total. Não há informações sobre vítimas no local.
Todo o tronco da seringueira ficou sobre a Rua dos Missionários e uma área em comum onde o trânsito de pessoas é comum diariamente.
A Defesa Civil estima pelo menos dois dias para a retirada da seringueira do local.
Comentários