Brasil

Corrupção no Brasil desvia o equivalente ao PIB de 44 países

Conforme estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU, corruptos desviam, no Brasil, cerca de R$200 bilhões por ano (dados de 2012). Segundo especialistas, tal estimativa é modesta, tendo em vista, por exemplo, o fato de não albergar dispêndios supérfluos, desnecessários ou ainda inúteis para a população. Leia mais aqui.

Tais valores constituem o equivalente ao PIB - o qual representa a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma região ou país, isto é, grosso modo, toda a riqueza produzida em um país em um ano - dos 44 países últimos colocados em ranking elaborado em 2011 pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).

Somente Níger, apresentando PIB de cerca de R$12 bilhões, possui 11,4 milhões de habitantes. Isto posto, pode-se inferir, por um cálculo simplificado, que os valores desviados no Brasil seriam suficientes para manter 16,7 vezes a população do país, significando 190,38 milhões de pessoas.

Tais valores desvelam, também, cinco vezes o valor do PIB do Paraguai, país vizinho, quase o dobro do PIB do também latino-americano Equador e mais que o dobro do Uruguai. É, também, em linhas gerais, equivalente ao PIB de Marrocos, da também lusófona Angola e cerca de metade do PIB de países desenvolvidos, como Irlanda, além de consubstanciar quase a metade do PIB de Israel.

fonte: Folha Política

Comentários