ecologia

Curso de Permacultura faz oficinas em casa ecológica

Dourados Agora

A cidade de Dourados sedia o primeiro curso de introdução à Permacultura entre os dias 14 e 17 de novembro, a partir das 18h30, na primeira casa ecológica de Dourados, na Chácara Santa Clara.

As aulas serão ministradas por membros da Ong Kamuri (Núcleo de Cultura, Educação, Etno-desenvolvimento e Ação Ambiental), Gilberto Machel e Nádia Recioli, além da engenheira ambiental Adriana Galbiatti, do Instituto de Permacultura Cerrado-Pantanal (IPCP), com apoio do professor Walter Marschner, da Universidade Federal da Grande Dourados.

De acordo com Gilberto Machel, nesta primeira etapa do curso serão abordados os conceitos básicos e principios fundamentais da Permacultura voltados principalmente para a agricultura sustentável e bioconstrução.

O primeiro aplicará práticas e conceitos com o objetivo de criar sistemas agrícolas altamente produtivos e economicamente eficientes (Agroflorestas), utilizando e otimizando os recursos naturais locais, reduzindo a necessidade de insumos e realizando uma agricultura que recupera solos, rios e matas e ainda produz alimentos saudáveis em abundância para o homem e para os animais.

No campo da bioconstrução, serão aplicados conceitos e técnicas de construções naturais, com diferentes matérias-primas, minimizando o impacto ambiental de edificações humanas, gerando desenvolvimento sustentável, sem esgotar os recursos do planeta e possibilitando ainda uma melhora significativa das condições de moradia e de vida para todos, a partir do planejamento e construção de ambientes humanos sustentáveis, conectados e integrados aos ambientes naturais.

Segundo Gilberto, qualquer pessoa pode participar do curso. “O objetivo é formar uma rede de permacultores (designer em sustenta-bilidade) para que possam trabalhar de forma local em Dourados e fomentar a prática da preservação permanente”, destaca.

Ele afirma que além de aplicar as técnicas no dia a dia, o permacultor que quiser se aprofundar nos conhecimentos pode viver da prática através de prestação de serviços como consultorias. “Num mundo em que cada vez mais as pessoas tomam consciência sobre a importância da preservação, todos temos o dever de nos responsabilizar pelos efeitos de nossa ação e de estar preparados para as mudanças que já estão ocorrendo em todo o mundo, objetivando a preservação do planeta, devendo também fazer parte da solução e não apenas do problema”, destaca, observando que muitos projetos mundo afora estão buscando a sustentabilidade, muito valorizada nos países do primeiro mundo, e que a procura aumenta a cada dia.

Qualquer pessoa pode participar do curso. O investimento é de R$ 330,00. Os interessados podem entrar em contato através do e-mail: perma.dourados@gmail.com. O telefone para contato é: (67) 9844 4448.

Comentários