Brasil

De olho nas Olimpíadas, atletas abrem 1º Circuito de Vôlei de Praia do ano

Duplas da categoria Top 32 femina abrem a disputa no Parque das Nações Indígenas (Foto: Henrique Kawaminami) Duplas da categoria Top 32 femina abrem a disputa no Parque das Nações Indígenas (Foto: Henrique Kawaminami)

Esportes

Jogos começam nesta terça-feira (21) e vão até domingo (25), no Parque das Nações Indígenas

Sem ter praia, Campo Grande foi a capital escolhida para sediar o 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia do ano. As competições acontecem nas areias do Parque das Nações Indígenas entre esta terça-feira (11) e domingo (25), prometendo muita emoção na busca por um lugar nas Olimpíadas de Paris.

Primeira dupla de Mato Grosso do Sul a participar de jogo na categoria Aberto Top 32, Ingridh Louise e Bruna Brandt estrearam com vitória. Elas venceram nesta manhã jogadoras do Paraná e Paraíba por dois sets a zero.

O jogo foi só aquecimento para as atletas sul-mato-grossenses, que já se cobram para melhorar o desempenho. "Entramos meio mal, mas é normal. A primeira partida é sempre aquela em que vamos mais devagar por estarmos nervosas e aquecendo. Não foi do jeito que a gente gostaria, poderíamos ter feito muito mais. Só que está bom por ser uma estreia, afinal, a gente ganhou", disseram juntas Ingridh e Bruna.

Ingridh joga desde os 18 anos, mas estava parada há três. O circuito marca seu retorno ao esporte. Já Bruna joga há aproximadamente seis anos, sem parar. As duas vibraram ao saberem que Campo Grande iria sediar a abertura do circuito nacional por estarem bem pertinho de casa e poderem contar com a torcida de família e amigos em peso.

Outra dupla de Mato Grosso do Sul Tay e Cris Dezzu também jogaram hoje na Aberto Top 32. Elas acabaram perdendo o jogo para a dupla Franciele e Adriele, ambas de Goiás. A derrota foi por zero a dois sets.

Top 16 - Categoria que reúne os atletas com mais chances de chegar aos jogos olímpicos, a Top 16 terá a atleta Ana Carolina dos Santos, de Mato Grosso do Sul, formando dupla com Victória, de Santa Catarina. Aninha, como é conhecida no esporte, estava na arquibancada para acompanhar o primeiro dia de partidas, mas joga só na sexta-feira (23).

"A expectativa é altíssima porque é a primeira etapa do ano e já estou jogando no Top 16, entre as melhores do Brasil. Eu quero apresentar um bom resultado e representar bem o meu Estado", falou Aninha à reportagem.

A família da jogadora virá de Três Lagoas para torcer muito e ajudar a motivá-la. Dificuldade até então, foi a mescla de jogadores de Estados diferentes no circuito. "É meio difícil isso, mas está dando certo", afirmou.

Masculino - Jogam na primeira etapa do circuito também os atletas da categoria masculina. As partidas começaram pela feminina nesta terça, mas há jogos entre eles previstos até o fim do dia.

É um dos destaques de Mato Grosso do Sul, Arthur Mariano, atual campeão da etapa local e que joga ao lado do paranaense Adrielson. Ele está no Top 16, assim como os também sul-mato-grossenses Saymon e Cadu.

Gratuito - O público pode assistir aos jogos gratuitamente. Antes, é preciso se inscrever pelo site da Confederação Brasileira de Vôlei ou na hora, em guichê disponível na entrada da quadra.

A estrutura é coberta para a torcida. Ela está localizada na entrada do Parque das Nações da Rua Antônio Maria Coelho.

No Aberto Top 32, 11 atletas da categoria masculina e seis atletas da feminina de Mato Grosso do Sul jogam. No Top 16, são três atletas da masculina e duas do feminino.

Credibilidade - Diretor-presidente da Fundesporte (Fundação Estadual de Desporto e Lazer), Herculano Borges diz que é orgulho para Mato Grosso do Sul receber a primeira etapa do circuito.

"Como este ano é olímpico, os melhores  atletas estarão disputando essa etapa. Ela abre o calendário de vôlei de praia no Brasil, ou seja, quem estiver em Paris este ano vai passar por aqui. Este evento traz uma credibilidade pro Estado por conta de organização de etapas anteriores, parcerias e fomento aos atletas", afirmou.

Ele acrescenta que há benefício para a economia da Capital. "Um evento como esse movimenta a economia da região, principalmente a rede hoteleira, que recebe atletas de vários estados", conclui.

Confira a galeria de imagens:

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Comentários