PANDEMIA

Decreto estabelece normas de biossegurança para o Dia de Finados em Dourados

A estimativa é de menos visitantes neste ano devido à pandemia - Crédito: Dourados News/Arquivo A estimativa é de menos visitantes neste ano devido à pandemia - Crédito: Dourados News/Arquivo

O feriado de Dia de Finados de 2020 será atípico em relação aos anos anteriores em Dourados, diante da necessidade de precauções contra o contágio do coronavírus (Covid-19).

Decreto publicado no início da tarde desta quinta-feira (22) traz regras de biossegurança que deverão ser cumpridas em cemitérios e capelas da cidade. 

Além da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção e medidas de higiene como lavagem constante das mãos e uso de álcool gel, o decreto n° 2.958 estabelece que bebedouros “devem permanecer lacrados”. A estimativa é inferior a 50 mil visitantes em Dourados neste ano por conta da pandemia. 

Os locais mais procurados no feriado de Dia de Finados são os cemitérios. Apesar de serem espaços abertos, os visitantes deverão seguir regras de distanciamento e de higiene. O decreto recomenda “que não haja práticas de aproximação entre as pessoas e outras formas de contato físico”. 

Também foi observada a necessidade de haver uso máximo de 30% da lotação, fazendo com que seja necessário o controle do acesso dos visitantes evitando aglomerações. 

As capelas, por se tratar de ambientes fechados, deverão seguir as mesmas regras de biossegurança dirigidas às igrejas, como checagem de aferição corporal, distanciamento, uso de 30% da capacidade máxima de lotação, marcações em bancos, entre outras. 

Mais detalhes podem ser conferidos na edição do Diário Oficial do Município de Dourados desta quinta-feira (22).

 

Comentários